Comandante-Geral

POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar do Estado de Alagoas

PAULO AMORIM FEITOSA FILHO
CORONEL QOC PM

Nascido em 04 de dezembro de 1966, o oficial superior é natural de Maceió, Alagoas e bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). É casado e pai de uma filha. É contemporâneo de seu antecessor: foi incorporado às fileiras da Polícia Militar de Alagoas em 02 de fevereiro de 1988, no Curso de Formação de Sargentos Combatentes.


Em 1989, ingressou Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Escola de Formação de Oficiais da PM do Rio de Janeiro, onde foi declarado aspirante a oficial em 1º de dezembro de 1991. Seguindo com sua carreira no oficialato, integrou na APMSAM as turmas dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) de1999 e o Superior de Polícia (CSP), em 2006. Foi também o primeiro colocado no Curso de Operações Policiais.


Sua mais recente missão foi a de chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL), mas sua trajetória é vasta e inclui: o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (onde serviu antes da separação das instituições, ocorrida em 1993); Companhia de Polícia de Choque; Batalhão de Operações Policiais Especiais; Batalhão de Polícia Escolar; 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 4º BPM, ambos na capital; Corregedoria da Polícia Militar; Gabinete Militar do Governo (1994) e Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Alagoas (1995).


Entre as diversas funções de comando que desempenhou estão a da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I). Em sua passagem à frente do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fundou a companhia de Comando Tático Rodoviário da unidade especializada.


No interior, comandou o 2º BPM, o 3º BPM e o 9º BPM, neste, foi idealizador da criação da Companhia de Policiamento de Caatinga (atual Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão – COPES). O oficial também comandou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e por fim, o gabinete militar da Casa de Tavares Bastos. 


Dentre cursos, estágios e especializações em seu currículo estão os de: Estágio de Segurança de Dignitários (DPF) AL – 1998; Curso de Tiro Policial (PMAL) – 1999; Curso de Operações Especiais de Alto Risco (ADEPOL/)AL – 2000; Curso de Operações Policiais (PMAL) – 1999; Curso de Táticas Policiais em Dupla (PMPB) – 2000; Curso de Resgate de Reféns (PMPB) – 2000; Curso de Salvamento e Resgate em Altura (EARA) – 2000.