Segunda, 25 de Março de 2019
   
Texto

Polícia Militar de Alagoas comemora 187 anos de existência

Edição Especial do Programa Vem Ver a Banda Tocar abriu as comemorações
 
A Polícia Militar de Alagoas completou 187 anos neste domingo (03). Dando inicio as comemorações, foi realizada uma edição especial do Programa Vem Ver a Banda Tocar, pela manhã, no Espaço Geruza Malta, Orla de Ponta Verde, onde a população pode celebrar com os militares, esta data tão importante e significativa para o Estado.
 
Como parte da celebração, 367 oficiais e praças foram promovidos, que somados aos 945 novos soldados, que serão entregues para a sociedade na próxima sexta-feira (8), totaliza 1312 promoções, um recorde para a Corporação.
 
Com um repertório diferenciado, a Banda de Música da PM animou o público presente, que como de costume, não parou de dançar. Já o fã clube do projeto, confeccionou uma camisa personalizada em homenagem ao aniversário da Polícia Militar.
 
No momento mais importante da festa, toda a população pode cantar, junto aos policiais, o tradicional parabéns. A banda Sambaki encerrou os festejos com uma apresentação no local.
 

 
Alagoas de pé pela história, eis a tua polícia sem par
 
Criada em 03 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos.
 
Com o passar dos anos, a Corporação participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional. A PMAL se destacou no combate ao cangaço, que aterrorizava o sertão do nordeste brasileiro, dando fim ao bando liderado por Virgulino Ferreira da Silva, conhecido até os dias de hoje como Lampião.
 
Atualmente, atua diariamente nos 102 municípios do estado através de diversas modalidades de policiamento ostensivo, em terra, no mar e nas lagoas e também nos céus, através do patrulhamento aéreo realizado por helicóptero.
 
Em 2003, A Polícia Militar de Alagoas recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em virtude de suas ações visando a promoção de Paz Social. A Corporação se orgulha por fazer parte dos trabalhos que tem ajudado a diminuir os índices de criminalidade em Alagoas, que ano passado, foi o Estado que mais reduziu o número de mortes violentas no Brasil.
 
Formatura dos novos soldados e outorga de medalhas
 
A Polícia Militar promove na próxima sexta-feira (8), a solenidade de Formatura do Curso de Formação de Praças (CFP/2017). O evento ocorre a partir das 10 horas, no Ginásio do Sesi, localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
 
Ao todo, 945 alunos finalizaram o Curso de Formação de Praças, que teve duração de 35 semanas, perfazendo um total de 1440 horas/aula. Eles foram distribuídos em turmas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM (CFAP), nos Polos Maceió e Arapiraca.
 
Após a formatura, os novos soldados combatentes, oriundos do último certame público realizado em 2017, serão distribuídos nas unidades operacionais da corporação, reforçando o policiamento ostensivo.
 
Ainda na solenidade, medalhas serão outorgadas, agraciando policiais militares que se destacaram em diversas áreas, bem como civis que contribuíram com relevantes serviços para a corporação.
 
Os agraciados receberão as medalhas de Mérito Administrativo “Coronel Lanivaldo Cabral de Melo”; Mérito Disciplinar “Duque de Caxias”, Medalha do Tempo de Serviço Policial Militar - categorias ouro (30 anos de serviço) e bronze (10 anos); Mérito Operacional “Marechal Floriano Peixoto”; Mérito Intelectual e Mérito Institucional “Zumbi dos Palmares”, considera a maior honraria da PM.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

CONVENIO

PESQUISE NO SITE

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner

LINK CNCG

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner