Quinta, 20 de Junho de 2019

Texto

PROERD participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre Drogas e Violência

Programa já conta com mais de 250 mil crianças formadas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência participou nessa sexta-feira (12) de uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas para discutir sobre o tema “Drogas e Violência”.

Na ocasião estavam presentes os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Gilvan Barros Filhos, Inácio Loiola, Dudu Ronalsa e Cabo Bebeto. Outros segmentos foram convidados a participar da audiência pública, como o Diocesano Dom Valério Breda, representando a igreja católica, a Juíza Fátima Pirauá, representando o poder judiciário, a Vereadora Ana Hora, representando a Câmara municipal, a Secretária da Prevenção a Violência, Esvalda Bittencourt, além de estudantes e representantes das comunidades terapêuticas e da sociedade organizada.

O presidente da sessão, Deputado Ricardo Nezinho destacou que as drogas são um dos principais fatores que resultam no crescimento da violência e da criminalidade no País. “A dependência química altera o organismo e, consequentemente, as mudanças de hábito e comportamento, levando, geralmente, a certo nível de agressividade. Já foi comprovado, por meio de pesquisa, que a droga está, sim, relacionada com a violência. É um problema que está afligindo todas as classes e atingindo todo mundo, um mal que tem levado à desagregação familiar e à morte de jovens”, disse.

Na sessão especial, a Coordenadora Estadual do PROERD, coronel Valdenize Ferreira, explicou que o programa executado pela Polícia Militar de Alagoas existe há 17 anos e já conta com mais de 250 mil crianças formadas. “O nosso objetivo é aproximar o policial militar das comunidades, indo nas escolas e instituições de uma forma geral, realizando palestras e cursos de prevenção às drogas. É um programa que trabalha com o social e o lúdico, fazendo com que a criança saiba tomar a decisão de ter uma vida saudável”, explicou a oficial.

Sessão Especial sobre “Drogas e Violência”

A sessão especial com o tema: “Drogas e Violência” representou o encontro de todos os atores envolvidos no Estado e resultou na criação de uma comissão, formada pelo diácono Ademar Paiva, pela representante das comunidades terapêuticas, Rudneide Pereira Melo, pela presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas, Noélia Costa; e pelas psicólogas, Elisangela Palmeira e Juliana Gomes, para que nos próximos 15 dias, elaborem um documento com os problemas e as soluções debatidas na sessão, a fim de ser enviado aos órgãos e poderes competentes.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Campanha PMAL