Quinta, 18 de Outubro de 2018
   
Texto

Colégio Tiradentes realiza Mostra O Elo Literário e integra alunos e comunidade através da arte


Colégio Tiradentes realiza Mostra O Elo Literário e integrar alunos e comunidade através da arte
 
A rotina do Colégio Tiradentes foi transformada com a realização da Mostra O Elo Literário - idealizada pela professora Agnólia Teixeira. A exposição agregou cores, música e criatividade dentro das ações educativas do projeto Incentivo ao Saber. Através de suas obras, os alunos da 1ª série do ensino médio exercitaram o protagonismo estudantil. As visitações foram abertas ao público, nesta terça-feira (29). A abertura do evento contou com a presença de artistas alagoanos, educadores, discentes do Colégio Leonardo Da Vinci e Agnes, além de familiares dos expositores.
 
Mais de 50 obras – entre pinturas em telas e poemas no estilo haicai (compostos em três versos) compõem a Mostra O Elo Literário. Elas retratam características da arte de rua ou street art, que são intervenções urbanas artísticas com temáticas que contornam desde a política até religião, passando por problemas sociais e etc. “A arte urbana é uma arte que não está atrelada a nenhum padrão estético, sendo considerada uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo” afirmou a professora de Literatura Agnólia Teixeira.
 
Para aluna Gleyce Maria, autora da arte “A Bailarina”, o projeto desenvolvido no CPM Maceió permitiu que compartilhasse com os amigos seu amor às artes, mas juntos transmitissem ideia, mensagem ou apenas para criar arte e beleza.
 
“Nossa escola ficou mais viva e colorida. Mostrar como fizemos nossa obra, receber os comentários do público e explicar nossa arte foi emocionante. Por alguns instantes me senti como uma professora, orientando e cuidando para que o espectador compreendesse e fosse multiplicador da nossa mensagem”, declarou Gleyce.
 
O diretor-geral do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo, evidenciou o papel social da Mostra que integra diversas realidades sociais em sua composição.
 
“Preparamos nossos alunos para ser cidadãos conscientes de seu papel social e para isto aliamos a disciplina e hierarquia militar a ações pedagógicas motivadoras. Esta Mostra articula a experiência escolar com o seu entorno, haja vista a participação da comunidade em geral, especialmente, de outras escolas na realização desta atividade e o apoio de todos os integrantes da Família CPM foi o diferencial para o sucesso da proposta”, salientou o oficial.
 
A Mostra O Elo Literário teve como curadoras - a professora Agnólia Teixeira e a capitã Regina Carvalho, e o apoio direto da diretora pedagógica, Salete Omena, da chefe da divisão técnica de ensino, capitã Andréa Ataíde, da articuladora escolar, Ana Cristina e da coordenadora Andreline Pessoa.
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

ATENÇÃO

ACESSO À INFORMAÇÃO

Banner

SEMINÁRIO

PESQUISE NO SITE

INFORMATIVOS

Banner
Banner
Banner

DISQUE DENÚNCIA

Banner

LINK CNCG

ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES

Banner