Segunda, 26 Agosto 2019 15:02
CELEBRAÇÃO

Polícia Militar comemora Dia do Soldado com promoções e outorgas de medalhas

Festividade ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, no Teatro Gustavo Leite

Oficiais e praças promovidos foram homenageados durante a solenidade Oficiais e praças promovidos foram homenageados durante a solenidade Anderson Góes/Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas comemorou o Dia do Soldado, durante a manhã desta segunda-feira (26), no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultura e de Exposições Ruth Cardoso, bairro do Jaraguá, Maceió. Além da tradicional entrega de medalhas e as homenagens aos oficiais e praças promovidos, a cerimônia também marcou o lançamento do jornal institucional "O Alferes" e do novo layout do site da Corporação, o www.pm.al.gov.br.

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto, data do nascimento do patrono do Exército Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A solenidade teve a participação do governador do Estado, Renan Filho; do secretário de segurança pública, coronel Lima Júnior; do comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio; além de militares, convidados e seus familiares.

Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, data de nascimento do "Duque de Caxias"

Assim como ocorre em todos os anos, houve a outorga das medalhas: do Mérito Administrativo “Coronel Lanivaldo Cabral de Melo; do Mérito Disciplinar “Duque de Caxias” nas categorias Bronze (10 anos) e Prata (20 anos); do Mérito Operacional “Marechal Floriano Peixoto”; do Tempo de Serviço Policial Militar nas categorias Ouro (30 anos) e Prata (20 anos). Também ocorreu a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares destinada a pessoas (civis e militares) em reconhecimento à sua notável contribuição para o engrandecimento da PM.

Dentre as atrações do evento, esteve a divulgação de um vídeo especial em homenagem a todos os militares de Alagoas, bem como, a participação da cantora Irina Costa, que junto aos integrantes da Banda de Música da PM, interpretou de maneira belíssima o Hino Nacional Brasileiro.

Governador Renan Filho recebeu em mãos o primeiro exemplar do Jornal "O Alferes"

Na oportunidade, também foram apresentadas duas novidades ao efetivo e à sociedade. O primeiro foi o lançamento da nova página institucional da Polícia Militar. Com a colaboração do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), o www.pm.al.gov.br ganhou nova estrutura, com mais recursos de navegabilidade seguindo os padrões do Governo do Estado.

A segunda novidade é o resgate do jornal institucional, agora denominado de “O Alferes”. O informativo terá circulação quinzenal e será publicado no Boletim Geral Ostensivo (BGO), sempre às sextas-feiras. Seu nome é uma homenagem ao alferes da Cavalaria de Minas, mártir da Inconfidência Mineira e Patrono das Polícias Militares, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

O coronel Marcos Sampaio parabenizou os militares pelo seu dia, em especial, todos os que foram promovidos ou agraciados com alguma medalha.

"Hoje é um dia de alegria para nossa tropa. Todos os dias saímos de nossas casas com o dever de proteger a sociedade, carregamos nossa profissão para todos os lugares que estamos, nada mais justo, do que reconhecer e parabenizar a todos pela dedicação e vontade de tornar nosso Estado cada vez mais seguro", afirmou o comandante-geral.

Já o governador Renan Filho enfatizou a importância do Dia do Soldado para a população alagoana e enalteceu os números atuais da segurança pública em Alagoas.

"Parabenizo a todos os policiais militares, independente do posto ou graduação, pois sei que em cada um de vocês, existe um grande soldado. Foram mais de quatro mil promoções durante minha gestão, um recorde em nosso Estado. Este foi mais um final de semana em que nenhum homicídio foi registrado, vivemos em um novo tempo e isso também é fruto do grande trabalho realizado por vocês", garantiu o gestor estadual.