Quinta, 29 Agosto 2019 14:04
PREPARATIVOS

PM inicia treinamentos para o desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil

Treinamentos ocorrem na Avenida Pontes de Miranda, mas desfile será na Avenida da Paz no próximo dia 07

Polícia Militar de Alagoas treina para o desfile de 7 de Setembro Polícia Militar de Alagoas treina para o desfile de 7 de Setembro Fotos: Cb Anderson Góes/Sd Fernanda Alves

Texto de Soldado Fernanda Alves

No dia 7 de setembro é comemorado o Dia da Independência do Brasil, na ocasião, é realizado o tradicional desfile cívico-militar. Como parte dos preparativos que antecedem o evento alusivo ao Dia da Pátria, a Polícia Militar realizou o primeiro treinamento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) na Avenida Pontes de Miranda (a chamada Via Litorânea), situada entre os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica.

O treino objetiva desenvolver ainda mais a uniformidade de procedimentos dos integrantes da Corporação empenhados na parada que celebra o 197º aniversário da Independência do Brasil. No primeiro dia de treinamento, sob a gerência do tenente-coronel Paulo Eugênio (Chefe da 3ª Seção do Estado-Maior Geral) e locução do Mestre de Cerimônias tenente Felipe Fosatto (chefe do núcleo de Cerimonial e Eventos da 5ª Seção) a tropa treinou sob os olhares curiosos de moradores e transeuntes da orla. É a primeira vez que o procedimento preparatório é realizado nesta parte da capital. Até então, os treinos aconteciam na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago.

Para o desfile do próximo dia 7 de Setembro, a PM contará com um efetivo de 666 integrantes, distribuídos entre policiais militares de unidades de ensino, operacionais e especializadas; estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM); crianças alunas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e da Banda de Música da Corporação. Também serão disponibilizadas 86 viaturas, entre carros e motos, e 47 semoventes (cavalos e cães). No comando da passagem da PM pela avenida estará o tenente-coronel Roberto Júnior e o subcomandante da tropa do desfile será o major Jobasine Almeida.

Trânsito

Um novo treinamento, no mesmo local, está marcado para a próxima terça-feira (03) também às 7h. Para tanto, se faz necessário interditar a via nos dois sentidos. A partir das 6h da manhã, todo o percurso compreendido entre a região da loja Leroy Merlin e após sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) fica fechado para o tráfego de veículos. Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão nos pontos de bloqueio orientando os motoristas.

Desfile

Todos os anos, a Polícia Militar de Alagoas se une às Forças Armadas Brasileiras e às demais forças de segurança do Estado para celebrar a data em comemoração ao Dia da Independência entre as avenidas Assis Chateaubriand, da Paz e Cícero Toledo, na região central de Maceió.

A PM estará pronta para o desfile a partir das 7 horas e iniciará o protocolo com a incorporação da Bandeira Nacional. A chegada do governador Renan Filho está prevista para acontecer às 08h30. Após a execução do Hino da Independência pelo Centro Musical, o gestor estadual realizará a revista da tropa e, logo em seguida, será dado início ao desfile.

A segurança do evento, que sempre atrai milhares de pessoas, será feita pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). O grande comando também será o responsável para executar a organização do tráfego de veículos, isolamento da área e interdição de vias no entorno do evento junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió.