Sábado, 14 Setembro 2019 15:28

APMSAM realiza ação social para moradores da comunidade de São Sebastião

APM Cidadã é um projeto que visa aproximar cada vez mais a Polícia da sociedade

Cadetes auxiliam nas atividades com as crianças Cadetes auxiliam nas atividades com as crianças

A Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) realizou durante toda a manhã e tarde dessa sexta-feira (13) uma ação de cidadania para os moradores da Comunidade São Sebastião, localizada no bairro do Prado, parte baixa de Maceió.

O projeto APM Cidadã, em sua primeira edição, tem como principal objetivo aproximar a Polícia Militar da sociedade, levando — em parceria com outros órgãos — serviços de atenção primária aos moradores da região.

Durante o evento diversas atividades como ginástica, práticas esportivas, oficinas de Ordem Unida, vacinação de crianças, aferição de pressão, glicose, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de atendimento odontológico e nutricional, assistência jurídica, apresentação de sistemas robóticos e oficinas de capoeira, foram disponibilizados à população local e circunvizinha.

“A palestra e orientação do PROERD sobre drogas chamou a atenção dos nossos pequenos, que dançando e brincando aprendem desde cedo a dizer NÃO às drogas”, disse a professora Maria Oliveira.

O comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, parabenizou o coronel Carlos Luna, comandante da APMSAM, pela iniciativa destacando que ‘ações como esta sensibilizam e os aproxima do público atendido, quebrando estigmas sobre o policial, que na realidade é, além de profissional da segurança pública,um amigo da sociedade.

Já o subcomandante da APMSAM, tenente-coronel Marcelo Souza, destacou que cresceu na localidade e conhece de perto a realidade local. “Quando tivemos a ideia de realizar esta ação promissora escolhemos logo abranger a comunidade próxima à nossa Academia. Nossos cadetes do 2º ano do CFO e alunos CHO, bem como todo corpo de oficiais e praças da APMSAM, estão de parabéns e tenho certeza que a iniciativa muda a percepção da comunidade sobre a polícia e também da polícia em relação à comunidade, devido a aproximação estabelecida”, frisou.

Além dos oficiais estiveram presentes o presidente da câmara de vereadores de Maceió, o presidente e membros da Associação de moradores (AMAGASSP), o padre da paróquia de São José, representantes da SESAU, FAT, SEMAS, dentre outros.

Sobre o evento

Também serão ministradas palestras sobre trânsito, autismo e empreendedorismo. Militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) deram orientações principalmente às crianças sobre como viver livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Informações sobre o Disque-denúncia, o 181, e sobre a Patrulha Maria da Penha também foram repassadas no evento, bem como o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) realizaram exposição nas oficinas supervisionadas e acompanhadas pelos cadetes e alunos do CHO.

Equipes da Equatorial Energia Alagoas realizaram ainda cadastros da tarifa social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias com baixa renda e orientaram sobre a importância de trocar lâmpadas de tecnologia obsoleta por equipamentos mais eficientes e econômicos.