Quinta, 03 Outubro 2019 03:38
NACIONAL

PM-AL recepciona 4º Encontro Técnico de Polícias Rodoviárias do Brasil

Evento iniciou nesta quarta e se estende até a próxima sexta-feira em Maceió

Evento reúne policiais de corporações de diversos Estados da Federação Evento reúne policiais de corporações de diversos Estados da Federação

Entre os dias 02 e 04 de outubro, Maceió recebe representantes de todo o País para o 4º Encontro Técnico de Polícias Rodoviárias do Brasil. O evento que acontece no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, iniciou na noite desta quarta-feira (02) sob a coordenação dos batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv) e de Trânsito (BPTran).

A composição da mesa para a solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, que iniciou sua fala destacando a integração das forças policiais em Alagoas e os índices positivos da segurança pública. Em setembro o Estado alcançou o 15º mês consecutivo de redução de violência e o 12º, de redução da criminalidade em Maceió.

Sobre o trabalho da polícia na área do trânsito, o gestor pontuou: “Em Alagoas, os batalhões da área de trânsito têm uma nova imagem, mudaram a postura operacional e o conceito dos batalhões que, por sua vez, se tornaram referência por sua excelência no cumprimento da missão constitucional e no combate ao crime. Entre todas as atribuições, a presença das polícias nas rodovias tem a missão primordial de salvar vidas. Seja inibindo a prática de irregularidades no trânsito ou em momentos que exige uma intervenção tática”.

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas também compôs a mesa e abriu oficialmente o evento dando as boas vindas aos militares alagoanos e aos demais visitantes integrantes de corporações coirmãs. “Em um país continental como o nosso, a malha viária é de grande importância. Este encontro nivela conhecimento, apresenta técnicas, atualiza a legislação e capacita os nossos policiais para atuar de forma integrada e, assim, promover a segurança de quem circula nas nossas rodovias”, enfatizou o comandante da PM, coronel Marcos Sampaio.

Tomaram assento à mesa também os comandantes do BPRv, tenente-coronel Everaldo Liziário e do Bptran, tenente-coronel Luiz Felipe Lima Lins. Representando o poder legislativo estadual, estava o deputado Cabo Bebeto; o Diretor do Detran-AL, Adrualdo Catão. Em nome do Poder Judiciário, estava Juliana Batistela, juíza da Vara de Delitos de Trânsito; A delegada Ana Luiza Nogueira, representou a Polícia  Civil; o promotor de Justiça Lucas Sachsida, representou o Ministério Público do Estado de Alagoas.

No auditório, acompanhando o evento, estavam o subcomandante-geral da PM-AL, coronel Wilson da Silva, autoridades civis e militares oficiais e praças da PM alagoana e de outros estados da Federação.

“Reunir representantes das polícias de trânsito rodoviário de todo o Brasil assevera o alto grau de compromentimento de todos nós para que busquemos, juntos, alternativas para inovar e melhor atuar visando a segurança pública e o trânsito nas nossas rodovias. De norte a sul do nosso país, temos uma responsabilidade muito grande com a missão de coibir atos ilícitos e irregularidades no trânsito, punir quem infringe a lei, fiscalizar, educar, planejar atuações para colher os frutos: a preservação de vidas humanas”, discursou o comandante do BPRv, tenente-coronel Liziário que também enalteceu e agradeceu aos militares que integram o batalhão.

A cerimônia contou ainda com um momento de homenagens. Entre os agraciados, esteve o tenente-coronel Felipe. “Fazer trânsito não é fácil. Muitos não entendem que fiscalizar significa preservar vidas. Maceió hoje tem um batalhão que combate as infrações de trânsito, que é sua atividade fim, mas que também é atuante no combate ao porte ilegal de armas e drogas. O batalhão de trânsito combate a criminalidade e preserva pessoas”, disse o comandante do Batalhão de Trânsito.

Programação

A programação segue na manhã de quinta-feira (03) com a palestra “Evolução do Bptran nos últimos 4 anos”, do tenente Mário Carneiro Filho, pertencente à unidade. Em seguida, o capitão Brandão, do BPRv falará sobre “A história do BPRv e um breve relato das ações contemporâneas”. Após o intervalo, “Trânsito Seguro e sem álcool, uma responsabilidade de todos” será o tema da palestra do tenente Emanoel Costa, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas.

“Segurança no trânsito: trabalho do estado e responsabilidade de todos”, será a temática abordada pelo chefe de segurança no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), Renan Silva. Posteriormente, o major Marcelo Amâncio apresentará a palestra intitulada “Dosimetria do agente de autoridade de trânsito”; seguido de Bruno Sobral, coordenador do Encontro Nacional de Direito de Trânsito (ENDT) da Bahia tratando sobre “Crime de Trânsito”. A quinta-feira finaliza com a palestra “Convênio - condição essencial para sustentação operacional de administrativa do policiamento rodoviário”, do coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, José Henrique Gomes Botelho.

Na sexta-feira (04) a manhã de atividades inicia com o coronel Lourival da Silva Junior, que comanda o policiamento rodoviário da PM do Estado de São Paulo falando sobre “Convênio e Concessões de Rodovias – duas décadas de evolução”.  Também de São Paulo, o major Julyver Modesto de Araújo, integrante do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN) vai palestrar a respeito da “Atualização da Legislação de trânsito acerca dos fatores de risco à segurança viária”.

O encontro técnico encerra com a palestra do procurador geral de Justiça de Alagoas e presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Alfredo Gaspas de Mendonça Neto com o tema “A visão do Ministério Público nos crimes de trânsito”.