Sexta, 11 Outubro 2019 21:02
SOLENIDADE

Cerimônia marca a passagem de comando do 11° Batalhão, em Penedo

Major Silva Júnior é  o novo comandante da unidade, que se despede do tenente-coronel J. Júnior

Na manhã desta sexta-feira (11),  no prédio da Casa da Aposentadoria, no Centro Histórico do município de Penedo ocorreu a cerimônia da passagem de Comando do 11° Batalhão de Polícia Militar.
A ocasião solene marca a transferência do posto de comandante da unidade que passa do tenente coronel Joanilson Júnior para o major José Barbosa Silva Júnior.

A solenidade foi presidida pelo coronel Wilson da Silva, subcomandante-geral da PM, representando o Comando-Geral. Na mesa de honra tomaram assento o tenente-coronel J. Júnior e o major Silva Júnior e ainda o coronel Wellington Bittencourt, comandante CPAI-II, completando o rol de autoridades militares. Compondo a mesa, estiveram também o deputado estadual Ricardo Nezinho; o prefeito de Penedo em exercício, Ronaldo Lopes; o bispo Dom Valério Breda; o magistrado Giovanni Jatubá, juiz da 6a Vara Cível de Arapiraca e o vereador Marcelo Pereira, presidente da Câmara dos Vereadores de Penedo.

Em sua fala, o coronel Wilson salientou que o papel da PM é  servir e proteger a população e, como tal, a Insitituição cumpre com o dever de prestar contas de suas ações à sociedade. "Por meio deste ato solene, estamos prestando contas aos sete municípios que compõem a área do 11°BPM. Estamos mudando o comando da unidade após  três anos de um belo trabalho ao tempo que apresentamos o major Silva Júnior que vai conduzir a unidade. Reiteramos que ele, assim como todos os comandantes, tem o total apoio do Comando-Geral nesta missão", disse o subcomandante-geral que aproveitou para agradecer a presença de todos e para lembrar que a PM e a segurança pública estadual têm avançado nos últimos anos e o 11° BPM é um exemplo desse êxito.

Passagem

O tenente-coronel J. Júnior, que agora responde pela chefia da 2ª Seção do Estado-Maior Geral agradeceu a confiança depositada pelo Comando-Geral da Corporação e também  o apoio dos poderes Executivo e do Legislativo municipal, do poder público local como um todo, além da iniciativa privada e população em geral. Ele apontou ainda importantes conquistas do Batalhão durante o seu comando a exemplo da nova sede  – que saiu de um imóvel desgastado para um prédio bem estruturado e moderno  – e do Copom que está instalado e em pleno funcionamento.

"O sucesso de um comandante só é possível devido ao empenho da tropa. Por isso quero aqui agradecer a todo o efetivo. Do oficial mais antigo ao soldado mais moderno por terem elevado o nome da PM e do 11° BPM. Damos as diretrizes, mas os senhores estão na atividade fim e o empenho de cada um se reflete nos bons resultados obtidos", destacou o oficial superior em sua fala de despedida da cidade riberinha.

Conforme determina o rito militar, mediante  incorporação  do Pavilhão Nacional, o comandante sucedido e o comandante sucessor apresentaram-se à maior autoridade presente, coronel Wilson. O primeiro entregando e o segundo, por sua vez, assumindo o cargo. A solenidade encerrou com a execução do Hino da Polícia Militar.

A cerimônia foi acompanhada por autoridades civis e militares, pela tropa do batalhão, familiares e amigos dos comandantes sucedido e sucessor.

O novo comandante do 11° BPM falou sobre a expectativa da nova missão. "Estou abraçando um grande desafio. Substuindo um grande oficial, um comandante de alta competência. O objetivo é dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido", declarou o major Silva Júnior.