Sexta, 01 Novembro 2019 13:47
CAPACITAÇÃO

Policial militar supera desafios e é um dos nove concluintes do VIII CSMar realizado pelo CBMAL

Curso durou quatro meses e tem a finalidade de formar guarda-vidas especializados capazes de realizar os mais árduos salvamentos.

Cabo Thalmani superou os limites e agora é o Tubarão 183 Cabo Thalmani superou os limites e agora é o Tubarão 183

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas realizou nessa quinta-feira (31) a solene formatura conclusão da 8ª edição do Curso de Salvamento no Mar (CSMar). Entre os nove novos Tubarões (como são chamados os concluintes) está um integrante da Polícia Militar Alagoana: o cabo Thalmani dos Santos Feitosa, de 40 anos, que é do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) e atualmente está cedido ao Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública.

Motivo de orgulho para a Corporação, o cabo Thalmani conseguiu superar os limites junto a outros oito militares, todos bombeiros, sendo dois deles do Estado da Paraíba. Os tubarões chegaram ao pátio de formatura, após dois dias em instrução de sobrevivência.

Com uma carga horária de 646 horas/aula, o curso realizado nos últimos quatro meses é referência nacional na área de salvamento em ambiente aquático, sendo considerado um dos mais completos e complexos do Brasil.

O aluno do CSMar aprende todas as técnicas necessárias para desafiar as grandes ondas e os tantos obstáculos encontrados no meio aquático, além de desgaste físico e mental, para retirar o afogado da zona de perigo e salvar pessoas em perigo de morte, utilizando todas as técnicas de aproximação, abordagem, resgate, transporte e atendimento pré-hospitalar.

“Me sinto muito honrado por ter concluído aos 40 anos este curso, que é um dos mais difíceis do país. Pra mim é motivo de muita alegria entrar neste seleto grupo de salva-vidas”, afirmou o policial, que agora é o Tubarão 183, integrante da elite dos guarda-vidas, os anjos do mar.

O militar também comentou sobre a ajuda que a qualificação lhe dará durante a atuação em prol da sociedade.

“O que foi aprendido no curso vai possibilitar que eu preste à população alagoana um serviço cada vez mais qualificado. Como atuo no Grupamento Aéreo e sempre sobrevoamos o Litoral Alagoano esta especialização é de grande importância. Foi uma experiência incrível, estou muito feliz pela conquista”, finalizou a praça.

1 11 2019 csmar

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, parabenizou a Coirmã pela realização do curso e ao policial militar alagoano que foi um dos poucos a conquistar o prevê de conclusão.

“Investir no agente da Segurança Pública sempre será um dos principais objetivos do Governo de Alagoas, seja ele bombeiro ou policial. Com a qualificação, o militar se torna ainda mais capaz de poder responder à missão dada em prol do desconhecido. Salvar vidas é uma missão grandiosa e por isso a especialização é tão importante. Quero parabenizar o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, na pessoa de seu comandante, o coronel André, e parabenizar também o cabo Thalmani, que não esmoreceu e com coragem superou as barreiras em meios as adversidades impostas e agora está ainda mais apto ao serviço policial”, enalteceu o oficial superior.

1 11 2019 csmar5

Solenidade do CBMAL

Além do encerramento do CSMar, a solene formatura realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral do Corpor de Bombeiros Militar, localizado no bairro do Trapiche da Barra, também foi marcada pela promoção de 35 oficiais e praças da instituição e por homenagens a 60 bombeiros. O evento contou com a participação do comandante-geral da Coirmã, coronel André Madeiro, e de autoridades civis e militares.

Com informações da Ascom CBMAL