Sexta, 29 Novembro 2019 17:14
Formatura Militar

Polícia Militar promove formatura do Curso de Habilitação de Oficiais 2019

O curso, que estava em andamento desde janeiro último, foi promovido pela APMSAM e habilitou 33 policiais militares à promoção para o posto de segundo-tenente

Formandos foram habilitados ao posto de segundo-tenente da corporação Formandos foram habilitados ao posto de segundo-tenente da corporação

A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM) realizou na noite de ontem (28), a solenidade de encerramento do Curso de Habilitação de Oficiais – CHO/2019. Um total de 33 militares da Polícia Militar de Alagoas concluíram a capacitação e agora estão aptos à promoção para o posto de segundo-tenente onde, a partir da presente data, exercerão as funções inerentes ao cargo, tanto na área administrativa quanto operacional.

Instituição com 187 anos de existência, a Polícia Militar alagoana é responsável pelo policiamento ostensivo, sendo um dos braços da Segurança Pública em nosso estado. Seu efetivo atual é de 6.947 militares ativos. Já a Academia da PM iniciou suas atividades em 1992.

O pedido de autorização para o início da solenidade ao vice-governador do Estado foi feito pelo comandante da guarda-de-honra, capitão Jeferson Canuto, e em seguida, os formandos adentraram ao pátio de formatura entoando a canção do soldado.

Momento em que os formandos adentram o pátio de formatura

A atividade do oficial na Polícia Militar requer a realização de todas as atividades desempenhadas de forma exemplar, e na cerimônia também teve espaço para reconhecimento dos esforços e melhores desempenhos dos três primeiros colocados: Gilson Ferro, Roberaldo Almeida e Lenmonieur Cavalcante, respectivamente.

Entrega dos certificados aos três primeiros colocados

As autoridades presentes também foram homenageadas pelos formandos, bem como a comissão de formatura, com a entrega de placas. Após esse momento, padrinhos e madrinhas entregaram a cada um deles o brevê do curso. O orador da turma traduziu em seu discurso a emoção dos discentes e a garantia que saem do curso além de habilitados, renovados para a árdua missão que os aguarda.

Formando com sua neta durante a entrega do brevê do curso

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, destacou a vitória dos formandos e ressaltou que eles agora estão habilitados ao oficialato da corporação, se referindo aos desafios superados em quase um ano de capacitação. O oficial superior saudou os familiares e, se dirigindo a turma, lembrou a eles o tamanho de suas tarefas e responsabilidades frente a mais difícil missão que é fazer segurança pública.

“Hoje vocês estão sendo devolvidos à sociedade com o bônus da ascensão funcional e o ônus de desempenhar com afinco a nobre e difícil missão de conduzir, orientar e comandar as praças no exercício diário da atividade policial militar. Parabéns a todos!”, destacou.

Comandante-geral e vice-governador discursaram e parabenizaram os formandos. Turma tem nome do coronel da RR Erivaldo Albino, ex-comandante da APMSAM

O vice-governador saudou os formandos, se referindo à nova fase iniciada por eles ressaltando a história da corporação que já está fincada no Estado com muito prestígio pelo serviço prestado a todas as camadas da sociedade. “Vocês devem ter orgulho, em primeiro lugar, pelo credenciamento ao oficialato atingindo em sua carreira, e também por pertencerem a uma instituição, que, não me canso de elogiar e que tem contribuído diuturnamente para fazer Alagoas ser além de um pólo turístico, um local seguro para se viver”, disse Luciano Barbosa.

Sob o comando da comandante do corpo de alunos, tenente Jackeline Carnaúba, os formandos desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional e coube ainda a oficial solicitar ao vice-governador a permissão para comandar o último “fora de forma” CHO/2019, momento bastante comemorado.

Momento mais aguardado por formandos e familiares o tradicional "fora de forma"

Diversas autoridades compareceram à formatura, dentre elas o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio; o vice-governador do Estado de Alagoas, Luciano Barbosa; o comandante da APMSAM, coronel Carlos Luna; o coronel da R/R Erivaldo Albino, que emprestou seu nome a Turma; o presidente da Associação dos oficiais da reserva da PM e BM de Alagoas, coronel Adroaldo Goulart, o responsável pela Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial, promotor Magno Alexandre; o presidente do CSA, Rafael Tenório; além de outros oficiais superiores e subalternos, paraninfos e familiares dos formandos.