Sábado, 30 Novembro 2019 13:05
BRONZE

Bope da PM-AL é destaque no Desafio Caveiras Brasil

Equipe de Alagoas foi a terceira colocada num ranking de 23 delegações

Caveiras de Alagoas foram destaque obtendo o 3º lugar geral Caveiras de Alagoas foram destaque obtendo o 3º lugar geral

Caveiras de todo o País estiveram reunidos durante os dias 25 e 29 de novembro em Brasília. Ao todo 115 policiais participaram do evento em comemoração aos 15 anos da Força Nacional de Segurança Pública. Entre as competições, a equipe de Alagoas foi a terceira colocada no ranking geral. Foram 23 equipes com a participação de policiais de 20 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma equipe da Força Nacional.

No Primeiro dia de eventos ocorreram as oficinas de aprestamento, subida na corda, escada, flexão, polichinelo e rampa, montagem e desmontagem de armamento, conduta de patrulha, transporte de ferido, remoção de obstáculo (tombamento de Pneu), identificação de armamentos/equipamentos não Letais e ainda prova teórica sobre Teoria e Emprego das Operações Especiais e ainda. A equipe alagoana ficou em terceiro lugar no primeiro dia de provas.

A PM-AL seguiu muito bem representada, com a conquista do 4º lugar geral no Assalto Tático. O 3º lugar em Tarefas Críticas também foi conquistado pelos militares fardados e equipados com mochila encarando desafios como natação no lago Paranoá e ainda corrida de 10km, resgate de ferido e tiros em deslocamento com fuzil e com pistola.

Além da competição, o evento realizou, na quinta-feira (28), o “I Seminário Técnico de Operações Especiais do Brasil”, com a participação do major César Monte, comandante do Bope em Alagoas. “Estivemos entre militares de todo o Brasil e alcançamos expressivo destaque. A terceira colocação vem para confirmar e demonstrar o amadurecimento técnico de nosso efetivo. Mais uma vez, a Corporação alagoana eleva seu nome no cenário nacional”, destacou o comandante da unidade especializada.

Desafio

Além de integrar, o Desafio Caveiras Brasil objetiva a criação de uma Doutrina Nacional de Operações Especiais das Polícias do Brasil. Os competidores, todos policiais formados no Curso de Operações Especiais realizado em unidade policial militar do seu Estado, co-irmã ou Forças Armadas, se desafiaram nas modalidades “Capacidade Física e Técnica”, “Tiro de Precisão” e “Procedimentos Táticos”, divididas da seguinte maneira: Capacidade Física e Técnica - Super Circuito Operacional Caveiras Brasil (dividido em 10 oficinas de atividades policiais operacionais) e Pentatlo Caveiras Brasil; Tiro de Precisão - Tiro de Precisão APP e Tiro de Precisão Caçador e Procedimentos Táticos - Assalto Tático e Resgate de Reféns e Tarefas Críticas.

Com informações Ascom Ministério da Justiça e Segurança Pública