Quarta, 18 Dezembro 2019 11:05
LITERATURA

Coronel da PMAL lança livro para entendimento do crime e seu combate específico

Obra é fruto de sua tese na Escola Superior de Guerra

Coronel recebeu amigos e familiares no coquetel de lançamento da obra Coronel recebeu amigos e familiares no coquetel de lançamento da obra

Com o título “A Teoria do Quadrilátero do Crime Intencional”, foi lançado nessa terça-feira (17), o livro escrito pelo coronel da Polícia Militar de Alagoas, Eduardo Apolo Duarte de Lucena. O evento aconteceu na Associação de Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), localizado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a presença de coronéis da ativa e reserva, bem como dos cadetes da APMSAM.

O livro escrito pelo oficial e publicado pela editora Grafmarques é fruto de sua tese na Escola Superior de Guerra. A partir de uma abordagem técnica, o coronel aborda o tema ‘Violência e Criminalidade’, trazendo à baila uma proposta de enfrentamento ao crime, explanando e organizando tal objetivo dentro de um modelo teórico.

Estruturada em pesquisas e estudos intensos, a obra está fundamentada na seguinte premissa de que para um crime intencional ocorrer, deve sinergir, no tempo e mesmo espaço, os quatro elementos básicos: Vítima, Criminoso, Objeto e Vontade.

“O que pretendo, na realidade, é tão somente buscar soluções mais práticas, fugindo dos atuais conceitos no trato do combate à violência e ao crime; bem como utilizar esta ferramenta para o planejamento e lançamento de policiamento”, comentou o escritor.

Prestigiaram o lançamento: o comandante do CPI, coronel Walter do Valle; o comandante do CPAI-II, coronel Wellington Bittencourt; o comandante da APMSAM, coronel Carlos Luna; a coronel da RR Fátima Basílio; além dos cadetes do CFO II, militares; amigos e familiares.

Sobre o autor

Coronel da Polícia Militar de Alagoas. Possui graduação em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em 1991; Especialização em Segurança Pública pela APMSAM, em 2008; Especializado em Planejamento Estratégico, Coaching e Pós-graduado em Gestão e Políticas em Segurança Pública pela FAL/Estácio; Pós-graduado em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra – ESG/RJ, em 2018. Trabalha com planejamento estratégico, estatística e análise criminal, além de ser pesquisador na área de violência e criminalidade. É Delegado da Associação dos Diplomados pela Escola Superior de Guerra – ADESG/AL. Também é coautor do livro Entre Lobos, lançado em 2016, EDUFAL, que trata sobre o feminicídio em Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Histórica Social do Crime – CNPq.