Sexta, 20 Dezembro 2019 12:50
SEGURANÇA

Guarnições da Polícia Militar registram apreensões de cinco armas de fogo no interior de Alagoas

Além dos armamentos, entorpecentes e veículos roubados foram apreendidos pelas guarnições

Materiais apreendidos pelos equipes da PM no interior de Alagoas Materiais apreendidos pelos equipes da PM no interior de Alagoas

Durante ações distintas, equipes de unidades da Polícia Militar de Alagoas registaram cinco apreensões de arma de fogo em cidades do interior do Estado.

A ocorrência mais recente foi atendida pelo Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e pela RP03 do 3º Batalhão (BPM), que durante rondas nessa quinta-feira (19), avistaram um indivíduo em atitude suspeita defronte a sua própria residência, localizada no bairro Planalto, em Arapiraca. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com Felipe Lira, de 19 anos, no entanto, após a devida autorização foi realizada a busca domiciliar. Na averiguação, os policiais encontraram um revólver calibre 22 com seis munições dentro de uma caixa de papelão que estava debaixo de lençóis.

O indivíduo, que chegou a afirmar que tinha guardado o armamento a pedido de um terceiro, foi então encaminhado à Central de Polícia, no bairro Baixão, e, em seguida, autuado pelo crime de Posse ilegal de arma de fogo.

Ainda em Arapiraca, após denúncias anônimas, a guarnição da Rocam do 3º BPM apreendeu um revólver calibre 38, com seis munições intactas, dentro de uma residência do bairro Baixa Grande, nessa quarta-feira (18). Com a chegada dos policiais, um indivíduo empreendeu fuga pelo telhado de outras casas e não foi interceptado. Após autorização da esposa e do irmão do suspeito, os militares realizaram a busca domiciliar, que resultou na apreensão da arma, que estava no telhado; e também de duas motocicletas com queixa de roubo ou furto, uma delas desmontada; além de R$ 120,00. A mulher e a irmã do indivíduo identificado como Fabiano foram levadas junto à Polícia Judiciária para prestar esclarecimentos.

Em Ibateguara, após ser informada sobre um disparo de arma de fogo no distrito Raçadinho, a guarnição do Grupamento da PM da cidade se deslocou até o hospital para averiguar a possibilidade de alguém ter dado entrada como vítima da situação nessa quarta (18). Chegando ao local, os policiais encontraram um jovem sendo atendido por ter ficado ferido após ser atingido por um tiro. O autor do disparo, identificado como João Paulo da Silva, de 19 anos, também foi encontrado no local.

Após indagações, o autor indicou onde guardara o armamento. De imediato, os policiais se dirigiram ao local indicado e constataram o fato apreendendo uma espingarda de fabricação artesanal e calibre indefinido. As partes foram então levadas à Central de Flagrantes I, em Maceió, para que fossem tomadas as medidas necessárias quanto ao fato.

Outra apreensão também foi registrada pelo 2º BPM na Zona da Mata, porém, no município de Santana do Mundaú. Os militares prenderam Valmir Alves da Silva, de 30 anos, após encontrar com ele uma espingarda e 13 munições calibre 20. O indivíduo chegou a tentar desviar de rua ao visualizar a viatura, que realizava patrulhamento pelo bairro Jussara nessa terça (17). Após a constatação, o infrator também foi encaminhado à Central I e autuado por Porte ilegal de arma de fogo.

Já em São Miguel dos Campos, a RP da 1ª Companhia Independente (CPM/I) realizava rondas pelo bairro Novo São Miguel quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita numa motocicleta nessa quarta (18). Com a aproximação da viatura, a dupla empreendeu fuga, mas foi interceptada logo em seguida. Durante a abordagem, foi verificado que o garupa identificado como José Agraciel Procópio dos Santos, de 18 anos, estava com uma espingarda calibre 12 e um celular. Já com Adilson Gabriel dos Santos Alves, também de 18 anos e conduzia o veículo, estava com 22 bombinhas de maconha.

Após consulta através do Copom, foi verificado ainda que a Honda CG 125 Fan Ks, de cor vermelha, tinha sido roubada no último dia 13 de dezembro. A vítima chegou ao local e reconheceu os infratores, que em seguida, foram levados para a 6ª Delegacia Regional de Polícia. No local, o verdadeiro proprietário do aparelho telefônico apreendido na abordagem chegou ao local e informou também ter sido vítima da ação da dupla. Diante dos fatos, José Agraciel e Adilson Gabriel foram autuados por Roubo, Receptação e Porte ilegal de arma de fogo.

Apreensão de entorpecentes

A guarnição do Pelopes do 3º BPM também registrou nessa quinta-feira (19) a apreensão de 990 gramas de maconha na casa de Valdeir Maciel da Silva, de 25 anos, localizada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. O material foi encontrado dentro de uma bolsa vermelha após denúncias anônimas. Oitenta e nove reais também foram apreendidos na ação policial. O infrator foi encaminhado à Central I, em Maceió, e autuado por Tráfico de entorpecentes.

20 12 2019 3bpm1