Quarta, 12 Fevereiro 2020 14:38
ESTÁGIO

BPRv realiza solenidade de formatura do II ETOR

21 militares concluíram o Estágio do Tático Operacional Rodoviário

Um período de aperfeiçoamento encerrou nesta quarta-feira para os 21 concluintes do II Estágio do Tático Operacional Rodoviário (ETOR), realizado pela Polícia Militar de Alagoas por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). A solenidade de formatura ocorreu nesta quarta-feira (12) no Mini Auditório do BPRv.Oficiais e praças da Corporação, além de familiares dos concluintes, prestigiaram o evento.

A mesa diretiva foi presidida pelo comandante de Policiamento do Interior (CPI), coronel Walter do Valle acompanhado pelo coronel Carlos Eugênio (chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PM-AL), pelos comandantes do BPRv, tenente-coronel Everaldo Liziário; do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Felipe Lins e do subcomandante do  2º Batalhão de Polícia Militar, major Givaldo.

DSC 0139

A cerimônia contou com a entrega dos certificados de conclusão e das manicacas, que agora serão ostentadas na farda dos militares e também com pronunciamento das autoridades militares presentes.

Para o comandante do CPI, o estágio tem um papel importante e se reflete no trabalho das guarnições e, consequentemente, nos bons resultados que a Segurança Pública vem alcançando em Alagoas. “Parabéns a todos os concluintes e parabéns ao BPRv pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido nas estradas alagoanas. Sabemos da importância da tropa de trânsito e agradecemos a todos pelo empenho empregado por cada um dos senhores”, enfatizou o coronel Do Valle.

DSC 0155

“Queremos aplaudir cada um que participou e concluiu o estágio. Queremos também enaltecer a disposição demonstrada por todos, sejam oficiais ou praças, em somar juntos e crescer”, enalteceu,por sua vez, o comandante do BPRv mencionando ainda o período de destaque em ações que a unidade vem vivenciando no campo operacional e na área de qualificação.

“O militar precisa estar em constante aperfeiçoamento. Cursos como este possibilitam a qualificação continuada. O combatente precisa buscar e valorizar o conhecimento. Nós que tivemos a oportunidade de participar, agradecemos aos nossos comandantes e ao comando do BPRv”, assim foi dito pela oradora da turma e única mulher a concluir o II ETOR, tenente Bárbara Lôbo, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

DSC 0219

A solenidade também prestou uma homenagem àqueles militares que contribuíram, no corpo técnico e de instrutores, de forma determinante para que o estágio fosse o sucesso que foi.

Entre os agraciados, estava o capitão Evandro Brandão. O oficial, que agora é comandante do Corpo de Alunos da Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM), foi um dos idealizadores do ETOR enquanto ainda servia no BPRv.

DSC 0192

A formatura encerrou com a exibição de um vídeo apresentando momentos de treinamentos vivenciados pelos os alunos durante o II ETOR

II ETOR

O estágio, que nesta edição foi realizado sob a coordenação do tenente Grayson Samuel, surgiu como uma necessidade de dotar os policiais militares do BPRv e de outras unidades, de conhecimentos técnicos e táticos específicos para os novos enfrentamentos do combate rodoviário, que é travado diuturnamente nas rodovias estaduais contra a criminalidade.

O II ETOR iniciou com 34 alunos (oficiais e praças), sendo que destes, sete vieram de unidades distintas: BPTran, Ajudância Geral e 1º BPM. Já a primeira edição ocorreu no ano de 2019. O I ETOR foi composto por duas turmas com oficiais e praças: a primeira ocorreu de 13 a 18 de maio de 2019, e a segunda turma foi realizada entre 27 de maio e 1º de junho de 2019 somando 63 militares qualificados.

iietor

As instruções se estenderam por uma semana e a grade curricular contemplou disciplinas como atendimento pré-hospitalar tático, Técnicas Individuais, noções de operações aéreas, sinalização e balizamento com cones, armamento e munição, noções de sobrevivência rural, identificação veicular, entre outras disciplinas, resultando numa carga horária total de 84 horas-aulas.