Sexta, 14 Fevereiro 2020 19:11
DIA DE FESTA

Polícia Militar comemora 188 anos com homenagens, promoções e apresentação de novos alunos

Outorgas de medalhas, recordes de ascensões e chegada das novas turmas do CFP marcam cerimônia

Ao todo, 792 alunos foram incorporados ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Ao todo, 792 alunos foram incorporados ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
A Polícia Militar de Alagoas comemorou seus 188 anos com uma cerimônia do tamanho de sua tradição. Com outorgas de medalhas, milhares de promoções e a apresentação dos novos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) a sociedade, os militares puderam celebrar o aniversário da Corporação, durante a manhã desta sexta-feira (14), no Ginásio do SESI, situado no bairro do Trapiche da Barra, Maceió.

Criada em 03 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar alagoana vem sendo destaque nos últimos anos por ser uma das principais responsáveis pela redução drástica dos índices de violência, que até pouco tempo atrás, tornava Alagoas o estado mais violento do Brasil.

O evento teve a presença do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e do secretário executivo de políticas de segurança pública, delegado Manoel Acácio, que respectivamente,  representaram o gestor estadual, Renan Filho, e o secretário de segurança pública, coronel Lima Júnior; bem como, do comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio; além de representantes do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas, das Forças Armas, autoridades civis e familiares dos militares envolvidos na cerimônia.

Militares condecorados com medalhas em virtude dos bons serviços prestados a Instituição

Com o objetivo de agradecer pelo o que cada um realizou de positivo no âmbito de suas atribuições, a Corporação homenageou dezenas de seus integrantes com as outorgas de medalhas do mérito administrativo, disciplinar, intelectual e por tempo de serviço.

Já uma fração dos mais de 1500 promovidos, entre sargentos e cabos, foram cumprimentados pelas autoridades presentes, simbolizando o reconhecimento do trabalho bem executado, dos anos de dedicação em suas antigas funções e na confiança depositada pela Corporação para que os mesmos possam assumir novas responsabilidades.

Com o término das homenagens, as atenções se voltaram para os 792 novos alunos do CFP 2020, que transbordando vibração e felicidade, adentrarem ao pátio do ginásio encantando o público presente e emocionando seus respectivos familiares. Os recém incorporados a tropa são o símbolo da renovação de uma das mais honradas profissões, ser policial militar.

Os postulantes a soldado são oriundos de dois certames distintos. Todos passarão por um extenso curso de formação, visando os preparar para os desafios que encontrarão nas ruas ao defenderem e protegeram a sociedade.

LBV foi agraciada com doação de uma tonelada de alimentos

Na oportunidade, também foram exaltadas as 30 toneladas de alimento não perecível arrecadadas pelos pelotões integrantes do CFP, que por meio da Gincana Trote Solidário, poderão beneficiar dezenas de instituições carentes, incluindo a Legião da Boa Vontade (LBV), que já na própria cerimônia, foi agraciada simbolicamente com a doação de mil quilos.

Por fim, foram expostas as aproximadamente 1400 latas de leite que foram trocadas por camisas do Bloco Vulcão, que saíra pela orla de Pajuçara, durante a manhã do próximo domingo (16). O material será doado para associações que fazem parte do Programa Nota Fiscal Cidadã.