Sexta, 21 Fevereiro 2020 19:58
Fiscalização

BPRv inicia fiscalização nas rodovias alagoanas para o período Momesco e deflagra Operação Rodovia Segura

Câmeras OCR e etilômetros estão sendo utilizados pelos policias nas operações

Equipes abordam os veículos e revistam pessoas que trafegam nas rodovias Equipes abordam os veículos e revistam pessoas que trafegam nas rodovias

A segurança nas estradas alagoanas está reforçada desde as 7h desta sexta-feira (21), com o início da Operação Rodovia Segura 2020, promovida pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL), através do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv). A ação, que segue até a quarta-feira de Cinzas (26), terá atenção especial voltada para as rodovias mais movimentadas do Estado e nas vias de acesso.

O comandante do BPRv, tenente-coronel Everaldo Liziário,  afirma que, neste período, o Batalhão utiliza câmeras OCR que detectam todo tipo de irregularidade inerente aos veículos, e faz o controle da ingestão de bebida alcoólica por parte dos condutpores, utilizando o etilômetro.

O comandante dá dicas de segurança aos condutores das vias. “A gente sempre orienta as pessoas que vão viajar nesse período a realizarem a revisão mecânica e elétrica dos veículos e que observem os documentos de porte obrigatório (CRLV e habilitação). É preciso utilizar sempre cinto de segurança e, se estiver com criança, usar a cadeirinha ou bebê conforto e ainda nunca combinar bebida alcoólica e direção. Também é preciso descansar antes de pegar a estrada e observar se os pneus estão em condições”, orientou.

Operação Integrada

Durante a manhã desta sexta, o BPRv, em operação integrada com a PRF, Grupamento Aéreo, 5ª Companhia Independene (CPM/I) e ARSAL, realizaram uma operação no trevo do pólo utilizando as câmeras OCRs da SSP.

Durante a ação, foram feitas abordagens a pessoas e veículos com o intuito de prevenir infrações de trânsito e ilícitos penais, garantindo assim a segurança da rodovia e ainda orientando os condutores que faziam uso da rodovia para as festividades momescas.

Resultado: 265 veículos abordados; 69 moto abordadas e revistadas, sendo 18 removidas por irregularidades; 16 Cinquentinhas abordadas e revistadas, nove delas foram removidas por irregularidades; 64 AIT'S foram lavrados; 12 veículos removidos ao pátio do DER e 22 liberados após pagamento dos tributos devidos; 13 CRLvs e 09 CNHs recolhidos; seis condutores flagrados dirigindo sem habilitação e uma Carreta removida por problemas no RENAJUD.