Segunda, 18 Maio 2020 12:34
CFAP

PM-AL inicia Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos na modalidade EaD

CAS 2020 inicia nesta segunda-feira (18) em formato inovador para 200 militares

CAS 2020 tem formato diferente das edições anteriores, que foram na modalidade presencial CAS 2020 tem formato diferente das edições anteriores, que foram na modalidade presencial Arquivo Ascom PM-AL

Um novo momento no campo do ensino e formação inicia na Polícia Militar do Estado de Alagoas nesta segunda-feira (18). Pela primeira vez, a instituição oferta um curso na modalidade de Ensino à Distância (EaD) de forma integral. 200 sargentos da Corporação passarão pelo Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O curso deve habilitar os 2º sargentos da ativa à promoção de 1º sargento.

A programação da primeira semana do curso será dedicada a um trabalho de adaptação à nova realidade incluindo matrícula, apresentação e treinamento pedagógico encerrando com o Fórum de Interação entre instrutores e alunos. As aulas propriamente ditas acontecerão efetivamente a partir da próxima semana. A grade curricular contém disciplinas como ‘Sistemas Informatizados da PM-AL’, ‘Aspectos Jurídicos da Atuação Policial’ e ‘Fundamentos do Gerenciamento de Crises’.

Os alunos terão acesso às aulas e avaliações das disciplinas on-line utilizando o Siseducar, plataforma de ensino da PM-AL, que passou por modificações recentes com o intuito de atender esta nova turma. Para isso, o CFAP contou com o auxílio da 6ª Seção do Estado-Maior Geral, setor responsável ao que se refere a tecnologias da informação.

O CAS sempre foi ofertado na forma presencial pela unidade-escola, mas passou por uma reformulação aprofundada e agora vai aliar as ferramentas digitais, materiais didáticos e interação entre alunos e instrutores (tutores). Anteriormente, a Corporação já havia promovido outras capacitações nas modalidades presencial e semipresencial, tanto no próprio CFAP quanto na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

“Estamos em meio a uma Pandemia, mas apesar do momento, iniciamos esta primeira turma na modalidade EaD do CAS. Era um anseio da tropa e queremos agradecer à Diretoria de Ensino, Subcomando-Geral, comando do CFAP e da Academia de Polícia pelo esforço conjunto em reconhecer a necessidade de realizar este curso. A mensagem para os alunos é: aproveitem o momento para se especializarem na busca pela progressão tão almejada na carreira”, disse o comandante-geral da Corporação, coronel Marcos Sampaio.

“São 199 sargentos combatentes e um auxiliar do quadro de saúde. São 15 disciplinas e 300 horas aulas, tudo proporcionado de forma pioneira pelo CFAP ladeado pela 6ªa Seção do Estado-Maior Geral, Diretoria de Ensino e Chancelada pelo Comando-Geral”, pontuou o comandante do CFAP, tenente-coronel Marlon Araújo.

“A plataforma está pronta, sejam todos bem-vindos, boa sorte, aproveitem todo o conhecimento e até a formatura”, disse o oficial superior direcionando sua fala aos 200 alunos do CAS 2020.