Terça, 24 Novembro 2020 13:24
IMPLANTAÇÃO

Patrulha Maria da Penha inicia capacitação de guardas municipais do interior de Alagoas

Parte do curso será realizado de forma online Parte do curso será realizado de forma online
Na tarde desta segunda-feira (23), a Patrulha Maria da Penha (PMP) iniciou a capacitação do efetivo das guardas municipais das cidades de Murici, Olho D' água das Flores, Palmeira dos Índios e São Sebastião.

As instruções tem a finalidade de preparar e atualizar o conhecimento estratégico das guardas municipais que irão compor as Guardiãs Maria da Penha (GMP) e que atuarão na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas e encaminhas pelo Poder Judiciário de Alagoas, os quais necessitam estar em constante aperfeiçoamento para que possam atuar de maneira ainda mais técnica e segura na prestação do serviço de proteção às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar.

A capacitação foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e que desde o início do ano articula para a implementação das GMP ou PMP em todos os municípios alagoanos.

“A ideia é que todos os municípios tenham o trabalho da Patrulha Maria da Penha, com atendimento especializado para as vítimas de violência doméstica. É fundamental que as pessoas que estejam atuando façam um atendimento humanitário e constante com as mulheres que tenham medidas protetivas', explicou a juíza Marcella Pontes, integrante da coordenadoria.

O curso irá ocorrer em duas etapas, o primeiro momento, nivelamento teórico, será realizado exclusivamente de forma on-line, através da plataforma do Google Meet. Já a segunda etapa, nivelamento técnico/operacional, cada guarda municipal, em uma data já combinada, virá conhecer na prática o serviço da Patrulha Maria da Penha, em Maceió.

Para a comandante da PMP, major Danielli Assunção, a capacitação surge como um grande avanço no enfrentamento à violência doméstica em Alagoas, visto que entrega a sociedade alagoana, agentes de segurança que atuarão de forma qualificada e padronizada que irão buscar a sensibilização com vistas à prevenção e o combate a este tipo de violência, bem como promover a cultura de paz.