Segunda, 21 Dezembro 2020 13:32
EM MACEIÓ

PM celebra culto ecumênico e entrega condecorações de reconhecimento a militares

Cerimônia manteve protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19 e aconteceu no Ginásio do Colégio Tiradentes

Solenidade ocorreu no Ginásio do CPM, no Trapiche da Barra, com uso de máscara e distanciamento social Solenidade ocorreu no Ginásio do CPM, no Trapiche da Barra, com uso de máscara e distanciamento social

A Polícia Militar do Estado de Alagoas realizou na manhã desta segunda-feira (21) o tradicional Culto Ecumênico de Natal do Quartel do Comando-Geral. O evento ocorreu no Ginásio do Colégio Tiradentes (CPM), no bairro do Trapiche da Barra, e foi presidido pelo comandante-geral da Corporação, coronel Marcos Sampaio.

O Culto Especial de Fim de Ano contou com palestras religiosas do padre capelão católico da PM, capitão Epitácio Palmeira, que completou 25 anos de ordenação sacerdotal em 2020; do sargento Antônio Rodrigues, que representou o pastor capelão evangélico da instituição, tenente Irland Chaves, por ele estar de luto pela morte de seu sogro; e também do irmão Daniel, da Igreja Presbiteriana da Capital. A animação ficou por conta de apresentações da Banda de Música da PM e do ministério Missão Resgate, que é da Capelania da Corporação.

21 12 2020 cultoemedalhas2

Os momentos de oração e reflexão estiveram voltados ao Nascimento de Jesus, celebração que é comemorada sempre no dia 25 de dezembro. Este ano, de modo especial, o ato religioso precisou passar por adaptações por ocasião das medidas de proteção contra o novo coronavírus. De acordo com dados oficiais, a Covid-19 já atingiu aproximadamente 77 milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, a PM realizou a aferição da temperatura dos participantes, fez uso do álcool em gel 70% e garantiu o distanciamento social, além disso, todos os presentes estavam usando máscaras.

“Esse tem sido um ano difícil para todos nós, para a sociedade e também para nós que somos policiais militares que estamos na linha de frente e escolhemos essa missão de servir à população. Este culto foi feito para celebrar o Natal, que relembra o Nascimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. O Evangelho de hoje destaca bem a fé de Maria, que é a Bem-Aventurada entre todas as mulheres. Ela não questionou o anjo que veio anunciar que ela estava grávida de uma criança, ela não teve dúvida: ‘seja feita a vontade de Deus’, e assim foi feito. Então essa fé de Maria nos renova e pede a intercessão dela junto a Deus para que ele proteja nossa Corporação e nossa sociedade. Em outros momentos tínhamos festas grandes, mas o momento não nos permite. Tenho certeza que com a mesma alegria que celebramos os natais anteriores, estamos celebrando este, pois é o nascimento de Jesus. Tudo isso irá passar, a fé em Deus deve ser inabalável”, afirmou o coronel Marcos Sampaio.

Outorga de medalhas

Após o momento de oração, a solenidade deu prosseguimento com a entrega de condecorações de reconhecimento a policiais militares. Para não haver aglomerações, apenas alguns representantes dos 40 agraciados foram homenageados presencialmente (confira lista completa abaixo).

21 12 2020 cultoemedalhas4

Foram outorgadas as medalhas de “Mérito Administrativo Coronel Lanivaldo Cabral de Melo”, aos que se destacaram nas atividades administrativas por meio de ações praticadas na atividade meio; de “Mérito Disciplinar Duque de Caxias”, aos militares que não sofreram nenhum tipo de punição disciplinar ou condenação de sentença final transitada em julgado (Prata aos que completaram 20 anos na situação e Bronze por 10 anos); de “Mérito Operacional Marechal Floriano Peixoto”, aos que se destacaram na atividade fim da PM; e de “Mérito Policial Militar Tiradentes”, que é destinada a agraciar aqueles que doaram uma vida inteira de excelente serviço à Corporação, uma das maiores honrarias que o PM pode receber.

A cerimônia de entrega de medalhas normalmente é feita nas solenidades de promoção da PM, 03 de fevereiro e 25 de agosto, dias do aniversário da instituição e Dia do Soldado, respectivamente. A última não pode ser realizada como em todos os anos devido a pandemia da Covid-19. Após a outorga, os agraciados prestaram continência ao Pavilhão Nacional.

21 12 2020 cultoemedalhas3

“Gostaria de parabenizar a todos os agraciados pela homenagem, que é mais que merecida. São destaques em nossa Corporação e merecem esse reconhecimento da instituição militar quase bicentenária. São pessoas que se doam e elevam o nome da Briosa em nossa sociedade. Agradeço a todos pelo empenho, muitas vezes colocando em risco a própria vida, mas conscientes da nossa missão e do nosso dever”, afirmou o comandante-geral da PM.

“Muito feliz com essa celebração de Natal, simples igual o nascimento do Senhor, mas tenho certeza, uma solenidade que nos enche de paz, alegria e esperança de que no próximo ano melhor do que este. Fica o agradecimento a Deus apesar de todas as adversidades, pois estamos vivos, estamos com Deus. Desejo a todos um Feliz Natal e Ano Novo vindouro de muita paz e saúde a todos”, finalizou o coronel Sampaio.

21 12 2020 cultoemedalhas1

Além da presença do subcomandante-geral da PM, coronel Wilson da Silva, o evento contou ainda com a participação do ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, o coronel da Reserva Remunerada Adriano Amaral, e também de oficiais, praças e amigos da instituição militar.

Lista com o nome dos agraciados:

MEDALHA DO MÉRITO ADMINISTRATIVO “CORONEL LANIVALDO CABRAL DE MELO”

CAP PM THIAGO ALMEIDA FERREIRA DA SILVA
CAP PM DÁLILA MARINHO SIMÕES GALDINO DA SILVA
1º TEM PM HUGO GABRIELL DE ALMEIDA
2º TEN PM CELSO AUGUSTO CORREIA DA SILVA
SUBTEN PM ANDRE DIAS DA COSTA
SUBTEN PM SANDRO LUIZ FERREIRA
1º SGT PM JOSE LAERCIO CORREA JUNIOR
2º SGT PM MARCELO JOSE DOS SANTOS
3º SGT PM ANTONIO DIAS DA SILVA
3º SGT PM BARTOLOMEU ANTONIO DA SILVA