Sexta, 24 Setembro 2021 14:46
ANIVERSÁRIO

RPMon celebra três décadas de fundação desenvolvendo atividades comemorativas ao seu aniversário

Solenidade Militar na sede da Cavalaria abriu os eventos comemorativos aos 30 anos de criação do Regimento Montado

RPMon celebra três décadas de fundação desenvolvendo atividades comemorativas  ao seu aniversário Militares e animais do Regimento participaram da solenidade

Sempre haverá uma cavalaria, esse é brado que os guerreiros do Regimento de Polícia Montada D. Pedro I (RPMon) dão há três décadas de trabalho árduo para a segurança do povo alagoano. O dia 24/09 marca a fundação da Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), e para comemorar os 30 anos de criação da Unidade Especializada, a Briosa realizou uma solenidade militar em comemoração ao aniversário, na sede do RPMon, em Maceió.

O evento desta sexta-feira deu início às atividades comemorativas aos 30 anos do RPMon, que seguem até o próximo domingo (26), com a ralização de uma prova de equitação, o V Concurso de Saltos da PMAL e um jantar de confraternização. Confira a programação:

O Subcomandante-geral da PMAL, coronel Thulio Emery, esteve na solenidade representando o alto comando da Corporação, que também contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Diretor de Apoio Logístico da PMAL, coronel Wilson da Silva, que também é ex-comandante da RPMon; o Chefe do Centro Veterinário da PMAL, Tenente-coronel Wilson Costa; e o Sr. Hélder Falcão Rebelo, pioneiro no hipismo alagoano.

Para o Coronel Túlio, estar presente na solenidade foi uma honra, já que ele fez parte da primeira turma de oficiais da PMAL a terem instruções na RPMon durante o curso de formação.

"É um orgulho para nós recebermos esse honrado solo que nossos antecessores construíram. Hoje, representando a Corporação, eu queria  agradecer a cada um dos oficiais e praças que permitiram estarmos aqui, mais uma vez, comemorando o aniversário da Cavalaria, tanto a tropa atual, quanto aos militares que passaram por aqui ao longo desses 30 anos”, agradeceu o Subcomandante-geral.

Homenagens

Durante o evento foram prestadas diversas homenagens às autoridades, civis e militares, e às pessoas que durante as três décadas de existência da Cavalaria contribuíram para o fortalecimento da Unidade.

Foram homenageados os fundadores do RPMon e também os antigos comandantes da Unidade, entre eles os Coronéis da Reserva Remunerada que dedicaram parte do seu tempo de serviço na Briosa, comandando a Cavalaria. São eles: Nerecinor Sarmento Pereira Filho, Ronaldo dos Santos, Cícero Tavares Costa, Fernando Gilberto Nunes Calaça, Marcus Aurélio Pinheiro, Carlos Alberto Mendonça da SIlva, Jaime Muniz Araujo, Ramon de Oliveira Silva e Ascânio Casado de Araújo.

Ainda durante a solenidade, houve uma homenagem a égua Gabi, animal veterano do plantel do Regimento, que prestou relevantes serviços à Corporação e atualmente se encontra em descanso no quartel.

Histórico

O Regimento de Polícia Montada foi fundado em 1991, como o então Esquadrão de Policía Montada D. Pedro I, nome dado pelo Comandante-geral à época, coronel Rocha. A cavalaria teve sua apresentação oficial para a sociedade através do desfile de 7 de setembro daquele ano e em 1993 alcançou a condição de Regimento.

O RPMon é uma unidade especializada da Polícia Militar dividida atuando em toda a região metropolitana de Maceió, e também é empregado em situações específicas no interior.

O emprego operacional do RPMon é feito através da modalidade especializada de policiamento ostensivo montado. O regimento é empregado em conjuntos residenciais, nas orlas marítima e lagunar, em bairros periféricos e no Centro de Maceió. Além disso, a unidade é especializada no controle de distúrbios e tumultos, atuando em reintegrações de posse, praças desportivas, desfiles comemorativos e em representações.

A unidade participa frequentemente de competições de hipismo dentro e fora do Estado, conquistando importantes resultados para a Polícia Militar.