Sexta, 26 Novembro 2021 14:05
SAÚDE

10º BPM e Prefeitura de Palmeira dos Índios promovem evento em alusão ao Novembro Azul

Ação visou conscientizar o efetivo, principalmente os homens, sobre o câncer de próstata

Evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite Evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite

O 10º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, promoveu na manhã dessa quinta-feira (25) um evento em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. A ação foi acompanhada pelo comandante da unidade, o Major Jeorge Pereira, e por representantes do Núcleo de Atendimento Psicossocial da PM-AL.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite, no bairro São Cristóvão, e teve início com o pronunciamento do oficial superior, que falou sobre a importância desse tipo de campanha de conscientização, “já que os homens apresentam um maior histórico de resistência no que diz respeito a cuidar da saúde”. Ele explanou ainda sobre como a prevenção pode salvar vidas, tendo em vista que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura tanto do câncer se próstata, quanto das demais doenças.

26 11 2021 10bpm1

Logo em seguida, o Cabo Kleber Farouk, que é enfermeiro da Diretoria de Saúde da PM-AL ministrou uma palestra sobre o câncer de próstata. Dando continuidade ao evento, a assistente social, Soraya Albuquerque, da SMS, fez uso da palavra para realizar um debate sobre o tabagismo, visto que o câncer de pulmão é o câncer que mais acomete a população masculina no Brasil e consequentemente, o que mais leva à morte.

Na oportunidade, foram realizados testes rápidos de Hepatite B e C, Sífiles e HIV, além de aplicação de vacinas, verificação de glicemia e aferição de pressão arterial.

26 11 2021 10bpm2

“A ação teve como finalidade sensibilizar o efetivo masculino do 10° BPM sobre a indispensabilidade da realização dos exames para diagnóstico do câncer de próstata e também de alertar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a promoção e manutenção de uma boa qualidade de vida”, afirmou o major Jeorge.

Ocorrência

Militares do 10º BPM cumpriram um Mandado de Prisão contra um homem por dívida de pensão alimentícia. O indivíduo foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Igaci, cidade onde foi preso, ficando à disposição da Justiça.