Segunda, 06 Dezembro 2021 15:51
CAPACITAÇÃO

Militares da PM-AL iniciam Curso de APH tático coordenado pela Força Nacional

40 militares, entre oficiais e praças, estão matriculados na capacitação promovida pela SENASP

Instruções serão ministradas nas instalações da APMSAM e da sede do Bope Instruções serão ministradas nas instalações da APMSAM e da sede do Bope

Oficiais e praças da Polícia Militar de Alagoas, no total de 40 militares (masculinos e femininos), acabam de iniciar o Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático. A qualificação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) por meio da Força Nacional de Segurança Pública, ambas integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A solenidade de abertura foi presidida pelo Comandante Geral, Coronel Wellington Bittencourt, na manhã desta segunda-feira (06) e aconteceu no Auditório Coronel PM R/R José Rubens Goulart, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió. As instruções ocorrerão nas dependências da própria APMSAM e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A mesa de honra também foi composta pelo Subcomandante Geral, Coronel Thúlio Emery juntamente com os comandantes da APMSAM e do Policiamento da Capital (CPC), os coronéis Neyvaldo Amorim e Carlos Luna, respectivamente. Representando a Força Nacional, o Tenente Souza Torres, coordenador da capacitação – Polo Alagoas, também tomou assento à mesa diretiva.

“Um militar bem preparado servirá à sociedade de forma ainda mais aprimorada e abnegada. Fico feliz e orgulhoso por ver o empenho de todos em resgatar o nome de um Estado, cujo nome já foi tão maculado, e que hoje dá exemplo ao resto do País na redução da criminalidade e em outros aspectos. Ficamos felizes e orgulhosos por reconhecer pessoas que vestem a farda para desempenhar, com competência e compromisso imensurável, sua missão na atividade-fim”, enfatizou o Coronel Bittencourt durante a sua fala.

06 12 2021aaphcurso

“Aos irmãos da Força Nacional, Recebam a gratidão e o abraço fraterno da Polícia Militar e do povo de Alagoas pela rica contribuição que os senhores estão trazendo nesta capacitação dos nossos policiais. Ao nossos PMs, homens e mulheres, que fazem parte deste seleto grupo, abracem esta oportunidade”, disse o Comandante Geral dirigindo-se ao auditório ocupado pelos alunos do curso, comandantes de unidades operacionais e por representantes da Força Nacional.

O Comandante Geral agradeceu também ao Coordenador-geral de Administração da Força Nacional de Segurança Pública, major Edson Gondim e à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

O curso

O objetivo do curso que vem sendo desenvolvido em outras unidades da Federação é capacitar os profissionais de Segurança Pública para prestarem os primeiros atendimentos aos Agentes de Segurança Pública feridos no campo de batalha (teatro de operações), oferecendo-lhe um rápido suporte para diminuir as mortes evitáveis em situações táticas/operacionais.

A capacitação também instruirá sobre como utilizar o APH-Tático em situações de combate e também sobre realizar procedimentos como desobstrução de vias aéreas, curativos para contenção de hemorragias entre outras manobras, incluindo técnicas de imobilização de membros e extricação da vítima de acordo com o APH Tático (remoção de vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios).