Sexta, 10 Dezembro 2021 21:54

CPM Agreste forma sua segunda turma de concluintes do Ensino Médio

Solenidade de formatura aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), em Arapiraca

Segunda turma do Ensino Médio da Unidade Agreste do CPM conclui ciclo com formatura solene Segunda turma do Ensino Médio da Unidade Agreste do CPM conclui ciclo com formatura solene

“Colégio Tiradentes, avante! Ao nosso futuro preparar com honra e liberdade para os jovens ensinar”, diz a letra do Hino do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM). O que é descrito na canção se materializou na tarde desta sexta-feira (10) para 79 estudantes.

O CPM Agreste formou sua segunda turma de concluintes do Ensino Médio. A cerimônia aconteceu no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping, no município de Arapiraca, ao som da Banda de Música do 3º Batalhão da PM.

Após a tradicional passagem do estandarte do Colégio Tiradentes, feita por um aluno que deixa a escola em 2021 para outro que permanecerá e cursará o 3º ano em 2022, aconteceu a entrega de certificados aos primeiros colocados. Foram eles, os alunos CPM: Anthony César da Silva Albuquerque em 2º lugar e a primeira colocada, com média final 9,47, Cinthya Brunelly Ferreira Lira.

DSC 1851

A cerimônia seguiu com a entrega dos diplomas feita por familiares, padrinhos e madrinhas aos formandos e atos subsequentes como o juramento dos formandos, continência ao Pavilhão Nacional e, por fim, o chamado “Fora de Forma”.

DSC 1949

Discursos

Quem presidiu a cerimônia foi o comandante do Policiamento da 2ª Área do Interior (CPAI-II), Tenente-coronel Carlos Azevedo, que representou o Comandante Geral da PM-AL, Coronel Wellington Bittencourt. Na ocasião, ele saudou as autoridades civis e militares presentes e destacou a importância da parceria entre a família e o núcleo escolar na formação dos jovens.

DSC 1933

“É muito bom está presente no encerramento deste ciclo. Os senhores, agora, estão começando a viver. A missão do colégio da Polícia Militar é transmitir conhecimento. Parabéns a cada um dos formandos, que Deus abençoe a trajetória de vocês. Alcem voos grandes e sejam felizes”, afirmou o oficial superior que por anos foi diretor-geral do CPM.

Durante sua fala, o atual diretor do Colégio, Major Vailton Ursulino, ressaltou a importância do apoio do Comandante Geral da Corporação na gerência dos dois pólos de ensino (Maceió e Agreste). Além disso, o gestor reconheceu a contribuição dos professores que participaram da formação dos alunos e desejou sorte na missão dos formandos.

DSC 1874

“Nós conseguimos construir duas equipes de excelência, então desejo que os senhores consigam galgar vitórias que jamais poderiam pensar em conquistar, pois esse é o desejo de cada um que se encontra aqui”, disse ele.

Representando os concluintes, a Tenente-coronel Aluna CPM Celina Matias foi escolhida como oradora da turma. Em sua fala, ela relembrou a trajetória de adaptação da turma até o dia da formatura e agradeceu a cada um dos professores e profissionais que fizeram parte da história dos alunos.

“Nesta família, descobrimos as nossas capacidades de enfrentar o mundo e de lidar com o jeito de cada ser humano e, assim, demos e recebemos lições de empatia, de amor e de humildade”, declarou a formanda.

A cerimônia contou ainda com as falas da madrinha da turma, Rutineide Pereira Melo de Lira, que é vice-prefeita de Arapiraca, e do patrono, o prefeito do município de Jaramataia, Ricardo Martins Barbosa. Outras autoridades militares e civis também participaram do evento.

DSC 1964

CPM

Criado em 1992, através da Lei nº 5.332 de 10/04/92, e inserido na estrutura organizacional da PM em novembro de 1996, o Colégio Tiradentes é uma unidade de ensino, voltada para a educação fundamental e de nível médio de crianças e adolescentes com base na hierarquia e disciplina miliciana.

O funcionamento das duas unidades (Maceió e Agreste) é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), através da concessão de profissionais para a composição da equipe técnica e pedagógica em conjunto com os militares, oficiais e praças, lotados no CPM.

O Colégio Tiradentes se destaca como unidade de ensino de referência e excelência, seja em olimpíadas de conhecimento, em competições nacionais e internacionais e também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

DSC 1976

DSC 1956