Domingo, 12 Dezembro 2021 14:50
ESPORTE

Desafio Bope 45 anos: evento esportivo marca aniversário da Unidade Especializada

Corrida de obstáculos ocorreu na manhã deste domingo na sede do batalhão, em Maceió

Participantes encararam percurso repleto de desafios diversos Participantes encararam percurso repleto de desafios diversos Fotos: Maivan Fernandez

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas segue com atividades alusivas ao seu aniversário de fundação. O ano de 2021 marca quatro décadas e meia em atividade e há muito que comemorar. Foi com muita vibração que neste domingo (12) ocorreu o Desafio Bope 45 Anos.

12 12 2021desafiobopemoeda

A concentração iniciou na sede da Unidade Especializada nas primeiras horas da manhã. A corrida de obstáculos iniciou às 07h30 partindo no estacionamento na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, em Maceió. O evento foi promovido e organizado pelo Bope, assessorado pela empresa Attiva Log e Cronometrado pela Contime. Entre os mais de 1.600 participantes estavam crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos.

12 12 2021desafiobopeterra

Entre a largada e a linha de chegada, os participantes encararam uma distância de aproximadamente 4,5 milhas com obstáculos naturais e improvisados em terrenos planos e irregulares, terrestres e aquáticos ultrapassando dunas, lama e até lagoa. Antes da prova propriamente dita, foi a vez das crianças. Na modalidade Caveirinhas, pequenos com idades entre 01 e 13 anos participaram da prova infantil com um percurso de aproximadamente 200m.

12 12 2021desafiobopecaveirinha

A cerimônia de premiação contou com a participação do Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt e do Coronel Thúlio Emery, Subcomandante Geral acompanhados do comandante do Bope, Major Henrique Jatobá.

12 12 2021desafiobopeagua

“Parabenizamos ao Bope e aos parceiros envolvidos na organização deste evento digno de elogios. Parabéns a todos os participantes, da criança mais nova ao desafiante mais idoso, que encararam as provas e fizeram esta festa tão bonita que hoje vimos. Festa digna de uma unidade diferenciada que tanto nos orgulha.”, enalteceu o Coronel Bittencourt.

Histórico do Bope

Em julho de 1976 a PM constatou a necessidade de formar uma tropa capacitada a executar missões de contra guerrilha urbana e rural. Inicialmente foi criado, no dia 07 de julho, o Pelotão de Polícia de Choque e após sete anos o pelotão tornou-se uma Companhia.

Com o Decreto nº 35.347, de 10 de abril de 1992, criou-se na Polícia Militar de Alagoas o Batalhão de Polícia de Choque, denominado Batalhão Coronel Antônio Monteiro de Souza, que já àquela época tinha como área de atuação todo o território alagoano e trazia em sua estrutura a Companhia de Operações Especiais – COE.

No dia 19 de abril de 2001, o governador do Estado de Alagoas sancionou a Lei nº 6230 que aprovou a organização básica da Polícia Militar, passando a COE a fazer parte do recentemente renomeado Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).