Segunda, 13 Dezembro 2021 12:06
CAPACITAÇÃO

Militares da PM-AL concluem Curso de APH Tático promovido pela Força Nacional

Entre oficiais e praças, 35 militares, concluíram a capacitação feita pela SENASP

Policiais e Bombeiros Militares foram instruídos por integrantes da Força Nacional Policiais e Bombeiros Militares foram instruídos por integrantes da Força Nacional

Se capacitar para salvar vidas. Foi dentro dessa ideia que na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada a Formatura de Conclusão do Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). A capacitação foi promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), pertencente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Força Nacional de Segurança Pública.

O evento marcou a formatura de 35 policiais militares - entre oficiais e praças, homens e mulheres - além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A solenidade foi presidida pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Coronel Wellington Bittencourt, que ressaltou sobre a importância deste treinamento para ambas as Corporações.

13 12 2021 aph tático 6

“Não é fácil quebrar paradigmas, mas nosso comando tem promovido o máximo de cursos e capacitações para a nossa tropa. A PM e o BM são duas das profissões mais nobres existentes. Nós tratamos do bem mais valioso, que é a vida. Ao vestirmos nossa farda nós viramos referência. Esse curso teve como objetivo capacitar nossos militares para melhor servir a nossa sociedade, com compromisso e integração”, destacou o Comandante Geral.

A mesa de honra da solenidade foi composta por o Comandante Geral do CBMAL, Coronel André Madeiro; o Diretor de Ensino do CBMAL, Coronel Ivo Alvarez; o Coordenador Geral de Administração da Força Nacional, Major Edson Gondim; o Subcomandante da APMSAM e presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas, Tenente-coronel Olegário Paes; e do Coordenador de Treinamento e Capacitação da Força Nacional, Tenente-coronel Wagner Silva.

O Major Gondim, que já serviu por três anos em Alagoas por meio da Força Nacional, reforçou a importância deste treinamento para os militares de Alagoas.

“Agradeço a confiança que vocês depositam na gente. A Força Nacional funciona graças aos PMs e BMs de todo o Brasil. Hoje os senhores estão capacitados para salvar as vidas tanto de civis quanto dos próprios militares, e tenho certeza que cada um daqui está capacitado para isso”, agradeceu o Major Gondim.

13 12 2021 aph tático 1

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros também fez uso da palavra onde destacou a necessidade do treinamento dos servidores da Segurança Pública.

“Hoje a nossa preocupação principal é a questão do bairro do Pinheiro. Então, um curso como este, que ajuda a salvar vidas, é de suma importância para as duas Corporações. Estamos aqui para juntos salvarmos ainda mais vidas”, reforçou o Coronel Madeiro.

13 12 2021 aph tático 3

O curso
O objetivo do curso que vem sendo desenvolvido em outras unidades da Federação é capacitar os profissionais de Segurança Pública para prestarem os primeiros atendimentos aos Agentes de Segurança Pública feridos no campo de batalha (teatro de operações), oferecendo-lhe um rápido suporte para diminuir as mortes evitáveis em situações táticas/operacionais.

A capacitação também instruirá sobre como utilizar o APH-Tático em situações de combate e também sobre realizar procedimentos como desobstrução de vias aéreas, curativos para contenção de hemorragias entre outras manobras, incluindo técnicas de imobilização de membros e extricação da vítima de acordo com o APH Tático (remoção de vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios).