Quarta, 15 Dezembro 2021 20:26
SIMPÓSIO

SSP e BOPE promovem o Simpósio: Operações Especiais e Atividade de Inteligência no Combate ao Crime Organizado

Evento voltado para agentes da Segurança Pública acontece entre os dias 15.16 e 17/12

Agente da Polícia Federal Ricardo Matias foi o primeiro palestrante do evento Agente da Polícia Federal Ricardo Matias foi o primeiro palestrante do evento

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas por meio da Assessoria Integrada de Inteligência e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) deram início na tarde desta quarta-feira (15) ao Simpósio: Operações Especiais e Atividade de Inteligência no Combate ao Crime Organizado. O evento acontece entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções, em Maceió.

O simpósio é destinado a todos os profissionais de segurança pública, profissionais de áreas afins e convidados, e tem como objetivo promover uma reunião técnico-cientifica, demostrar a importância estratégica, tática e operacional, do desenvolvimento harmônico das Operações Especiais em conjunto com a Atividade de Inteligência de Segurança Pública, além de debater de forma diversa e multidisciplinar, o combate à criminalidade organizada e complexa.

O evento contou com a presença Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar, que destacou a redução histórica que Alagoas teve na redução dós índices de criminalidade.

“2021 é o ano menos violento em 20 anos aqui em Alagoas. hoje, graças também ao serviço de inteligência, Alagoas é o estado que mais reduziu índices de violência. O crime organizado não foi páreo em nosso estado. Nós capacitamos os nossos agentes de Segurança Pública e investimentos em novas tecnologias. Sendo assim, Alagoas não fica aquém a nível nacional no que se diz a respeito à tecnologia no Serviço de Inteligência” afirmou o Secretário.

15 12 2021 simpósio bope 1

A mesa de honra foi composta pelo Secretário Executivo de Política de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Elias de Oliveira; o Comandante Geral da PMAL, Coronel Wellington Bittencourt; o Subcomandante Geral da PMAL, Coronel Thúlio Emery; o Comandante do BOPE da PMAL e organizador do simpósio, Major Henrique Jatobá; o Comandante Geral da PMMT, Coronel Assis; representando a SEGEN, o Coronel Ferreira Leite; representando a Diretoria de Inteligência da SEOPI, Frederico Aguiar; o Superintendente da ABIN, Joiro Araújo; e do Juiz da 17ª Vara de Crime Organizado, Geneir Carvalho.

15 12 2021 simpósio bope 3

O Comandante Geral da PMAL fez uso da palavra e aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do Serviço de Inteligência.

“É gratificante ver que a semente plantada lá no passado está dando diversos frutos, e hoje Alagoas é referência na Atividade de Inteligência Policial. Que através desse simpósio nós possamos mais uma vez elevar o nome do nosso país quanto Segurança Púbica” disse o Coronel Bittencourt, que já trabalhou por diversos anos no Serviço de Inteligência da Corporação.

15 12 2021 simpósio bope 5

Durante o primeiro dia do evento foram ministradas as palestras: Domínio de Cidades, pelo Policial Federal Ricardo Matias; Memória Institucional - "Independência ou Morte", pelo Capitão da PMPR, Gilberto Kummer; e por último o Tenente-coronel Vinicius de Souza, o 1º Tenente Rodiney Vasconcellos e o Cabo Samir Rodrigues, vão palestrar sobre a Estratégia da PMMS no enfretamento ao CVP, Metodologia do Plano de Defesa e Estudo de Caso.

Confira o cronograma completo do evento:

Dia 15/12

15 12 2021 cronograma simpósio 1