Quinta, 16 Dezembro 2021 22:15
PREVENÇÃO

Proerd forma turma com 600 alunos da rede municipal de ensino de Maragogi

Formatura ocorreu na orla da cidade do Litoral Norte de Alagoas

600 alunos maragogienses dizem NÃO às drogas e à violência durante formatura do Proerd 600 alunos maragogienses dizem NÃO às drogas e à violência durante formatura do Proerd

Com um papel importante de prevenção e combate às drogas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, tem promovido diversas ações rotineiras e conjuntas em vários municípios alagoanos há cerca de 20 anos.

Escolas em todo o estado já receberam os proerdianos, como são chamados os policiais militares que desenvolvem as atividades preventivas. Através de palestras lúdicas, a equipe busca, além de instruir sobre os malefícios das drogas, fazer com que as crianças sejam pessoas melhores, sociáveis e responsáveis, buscando o incentivo à leitura, respeito aos pais e à vida.

Durante o ano, os militares realizas às escolas ministrando um curso a partir de um treinamento pedagógico específico. Ao final, turmas são formadas com base no ensinamento proposto.

Na tarde desta quinta-feira (16), o Proerd, juntamente com a Prefeitura de Maragogi, promoveu na Praça de Eventos, localizada na orla da cidade, a formatura de 600 alunos da rede municipal de ensino. Eles são do 5º ano do Ensino Fundamental e também fazem parte do programa “Maragogi nas Escolas”.

16 12 2021 proerd6

Os estudantes são de oito escolas espalhadas por diversos pontos da cidade litorânea, a saber: Eduardo de Melo Sena, Manoel Medeiros Costa, Doutor José Jorge de Farias Sales, Esperidião Francisco Nogueira, Antônio Verçosa Coelho, Eurico Acioly Wanderley, Arlindo Estanislau da Silva e Ayres Pereira da Costa.

Durante a solenidade, que contou com a presença da Banda de Música da PM, foram entregues os certificados de conclusão e lidas as melhores redações feitas pelas turmas de conclusão. Além das duas crianças que escreveram os textos, outras oito ainda conquistaram um prêmio: uma bicicleta, também por terem se destacado na atividade final do curso promovido pelo Proerd.

16 12 2021 proerd

No evento, também houve espaço para homenagens aos instrutores da PM e professores da rede de ensino, além de uma paródia criada por uma das turmas sobre a importância do trabalho do Proerd na sociedade. “Vamos juntos transformar, o Proerd praticar. Com o Proerd sim, se livrar do ruim”, entoaram os alunos da Escola Esperidião Francisco Nogueira.

A formatura contou com a presença do Comandante da 3ª Área de Policiamento do Interior (CPAI-III), Tenente-coronel Klingermário Araújo; do Comandante do 6º Batalhão da PM, Tenente-coronel Cláudio da Silva; da Chefe da Assessoria de Comunicação da PM, Major Luciana Leite; e do Secretário de Educação de Maragogi, Arthur Cavalcante, que agradeceu o apoio dado pelo Programa da Corporação.

16 12 2021 proerd1

“Muito obrigado a todos. Que essas crianças sigam o exemplo de seus professores e instrutores e tudo o que aprenderam durante as aulas. Relembro que grande parte dos alunos de uma de nossas escolas disse que queria ser policial militar e isso é graças ao trabalho desenvolvido pelo Proerd em nosso município”, afirmou Cavalcante enfatizando ainda que além dos 600 alunos, o Proerd já acompanhou e/ou acompanha mais de 6.000 estudantes maragogienses desde 2017.

16 12 2021 proerd4

A Coordenadora estadual do Proerd, Coronel Valdenize Ferreira, também agradeceu ao município, pelo investimento feito na prevenção e cuidado com a criançada. “Ficamos muito felizes em saber que estamos no caminho certo e a Prefeitura de Maragogi tem dado um apoio importante em prol do combate às drogas e à violência de forma geral. Estamos juntos ajudando para termos um mundo cada vez melhor”, enalteceu a oficiala, relembrando que uma ação conjunta recentemente conseguiu retirar um adolescente do mundo do tráfico com um internamento voluntário.

16 12 2021 proerd3

Outras autoridades municipais também participaram do evento, como o coordenador do programa Maragogi nas Escolas, Alisson David. Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) também estiveram presentes interagindo com a população.

16 12 2021 proerd2

16 12 2021 proerd5