Sexta, 28 Janeiro 2022 07:49
FORMATURA

PM-AL forma 26 militares no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Concluintes do CAS 2021 – Turma B estão devidamente aptos a ascender na carreira militar

CAS 2021 (B) – Foi denominado Turma Erivaldo Oliveira dos Santos (in memoriam) CAS 2021 (B) – Foi denominado Turma Erivaldo Oliveira dos Santos (in memoriam)

A Polícia Militar de Alagoas, por meio de seu Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) acaba de entregar à sociedade e às unidades mais 26 militares aperfeiçoados. Eles são os concluintes do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2021 – Turma B. Os 2º Sargentos pertencentes ao quadro Combatente, após o curso, estão devidamente aptos a assumir a graduação de 1º Sargento na Corporação.

A solenidade de formatura ocorreu na noite desta quinta-feira (27) na sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal), no Trapiche da Barra e foi voltada para um público restrito formado por familiares dos concluintes. Cuidados como uso obrigatório de máscara de proteção e outros protocolos de segurança foram adotados.

27 01 2022CASEFETIVO

O ato foi presidido pelo Comandante Geral, que também foi escolhido paraninfo da turma, o Coronel Wellington Bittencourt. “Como Comandante Geral desta Corporação, sinto-me muito lisonjeado em dizer que iniciei minha carreira militar como sargento da Policia Militar e guardo meu uniforme com muito carinho ao longo desses 34 anos de carreira. Os senhores sabem que é uma honra vestir esta farda e pertencer a uma instituição que está prestes a completar 190 anos de existência e é indispensável à sociedade, à segurança e à paz social. Prossigam honrando e cumprindo seu mister como o elo da tropa que os senhores são”, disse o oficial superior.

O Subcomandante Geral, Coronel Thúlio Emery, foi homenageado como patrono da turma. Em sua fala, ele agradeceu o título concedido pelos formandos e dirigindo-se a eles disse: “Sempre que galgamos um novo degrau, surgem também novas responsabilidades. Os senhores demonstraram compromisso em melhorar e se aperfeiçoar como profissionais e como seres humanos. Parabéns! Orgulhem-se por terem completado esta etapa”, enfatizou o Coronel Thúlio.

27 01 2022CASORADOR

O comandante do CFAP falou sobre gratidão e confiança em Deus que, segundo ele, são itens indispensáveis na caminhada. Destacou também o apoio incondicional do Comando Geral ao ensino. “Este curso reitera nosso compromisso como Corporação em prestar um atendimento qualificado à sociedade. Os senhores estão voltando para suas unidades, mas voltarão diferentes e ainda mais qualificados. Esta é a missão do CFAP: formar e qualificar cada vez mais o policial militar em todos os aspectos, nos âmbitos operacional, administrativo e humano”, enfatizou o Tenente-coronel Emery.

A mesa foi composta também pelo Tenente-coronel Alexandre Braga Braz, da Assessoria Militar do Tribunal de Contas de Alagoas e pelo subcomandante da unidade-escola, Major Adeilson Lins de Carvalho.

Destaques

Exaltando o mérito intelectual daqueles que conquistaram as melhores médias curriculares, os três primeiros colocados do curso foram chamados à frente para receber seus respectivos certificados. Foram eles: O 1º colocado, Sargento Isaac David Goulart de Melo; seguido do 2º colocado, o Sargento Reginaldo Pereira Lopes e, por fim, o Sargento Aurino José dos Santos Junior, que obteve a terceira maior média do curso.

27 01 2022CASPRIMEIROS

Ao primeiro colocado, coube ainda a missão de representar a turma como orador. “Concluímos mais uma etapa na ascensão de nossa vida militar. Após anos na operacionalidade e fora da sala de aula, fomos agraciados com esta volta à unidade-escola. Ao longo desses meses, no CFAP, fomos aperfeiçoados pelos oficiais e praças que contribuíram com o desenvolvimento deste curso. Com profissionalismo, nos aperfeiçoaram como o que há de melhor em ensino na atualidade, mesmo em meio ao contexto conturbado de uma pandemia. Na pessoa do Tenente-coronel Emery estendemos nosso agradecimento a todos”, discursou o Sargento Isaac.

CAS 2021 (B) – Turma Subtenente PM Erivaldo

O curso iniciou no dia 08 de novembro de 2021 e teve carga total de 387 horas-aulas e 15 disciplinas, entre elas, “Sistemas Informatizados da PM-AL”, “Aspectos Jurídicos da Atuação Policial” e “Fundamentos do Gerenciamento de Crises”.

27 01 2022CASHOM

O nome da turma presta homenagem ao Subtenente PM Erivaldo Oliveira dos Santos (in memoriam): O militar partiu em maio de 2020, vítima de complicações da Covid-19, mas deixou um legado de bom serviço, técnica e comportamento excepcional na PM e na unidade operacional que serviu com destaque, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A senhora Micheline Marina Soares Oliveira, esposa do PM e sua filha Ísis Patrícia Soares Oliveira receberam uma placa de homenagem, que foi entregue pelo formando, Sargento Sizenando Oliveira.

Destaque

Durante a solenidade, o Comandante Geral fez uma menção especial a um dos formandos: o Sargento Marcos Leite, que agora retorna à 4ª Companhia de Policia Militar Independente (CPM/I). A homenagem prestada emocionou o público presente e arrancou aplausos. Isso porque, horas antes, em seu momento de folga, o militar salvou a vida de um bebê de oito meses de idade, vítima de engasgo. Câmeras de segurança captaram o ato heroico que ocorreu no Conjunto Salvador Lyra, parte alta de Maceió. O vídeo gerou grande repercussão. Saiba mais clicando aqui.

Confira mais imagens da solenidade de formatura: