Quarta, 02 Fevereiro 2022 20:13
ANIVERSÁRIO

Polícia Militar de Alagoas comemora 190 anos com outorga de medalhas e promoções

Ato solene ocorrerá com a presença de uma representação da tropa, dos agraciados e promovidos

Ato solene ocorrerá no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) Ato solene ocorrerá no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM)

Servindo e protegendo a população desde o dia 03 de fevereiro de 1832, a Polícia Militar de Alagoas está celebrando seus 190 anos de fundação. Para marcar a data, nesta quinta-feira (03), a partir das 19h, será promovida uma cerimônia militar.

A solenidade contará com promoções de militares e outorga de medalhas, além de desfile militar na área de ensino. O ato ocorrerá no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra.

O evento marcará ainda o rito militar de compromisso dos promovidos ao primeiro posto do oficialato. Os 49 militares formados na última turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO 2020) completaram o aspirantado e acabam de ascender ao posto de 2º Tenente.

História

Criada em 03 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos. Com o passar dos anos, a Polícia Militar de Alagoas, participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional, a exemplo da Guerra do Paraguai, em 1865, compondo o 20º Batalhão de Voluntários da Pátria.

A PM-AL se destacou no combate ao cangaço, que aterrorizava o Sertão do Nordeste Brasileiro, dando fim ao bando liderado por Virgulino Ferreira da Silva, conhecido até os dias de hoje como Lampião. A Corporação chega aos seus 190 anos no período em que a Segurança Pública no Estado de Alagoas vivencia excelentes números. Só no primeiro semestre de 2021, foram registrando os menores índices criminais da última década e a PM faz parte desta história.