Segunda, 07 Março 2022 12:24
NO AGRESTE

Polícia Militar marca presença na abertura do 2° Simpósio Técnico para Análise de Cenários

Solenidade, em Arapiraca, foi presidida pelo Subcomandante da PM, Coronel Thúlio Emery; evento é organizado pela SSP/AL

Com informações da Ascom SSP/AL

A Polícia Militar de Alagoas marcou presença na abertura do 2º Simpósio Técnico para Análise de Cenários promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), por meio da Assessoria Integrada de Inteligência. O Subcomandante-geral da PM, Coronel Thúlio Emery - oficial mais antigo presente, presidiu a solenidade que deu o pontapé ao evento que segue até o próximo dia 25 de março.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (07) no auditório do Planetário de Arapiraca, localizado às margens do Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, região central do município do Agreste Alagoano. Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão contribuir ministrando instruções durante o evento.

07 03 2022 simpósio1

A capacitação tem por objetivo colocar em prática as instruções doutrinárias referentes ao controle de crises e a repressão aos crimes violentos contra as instituições financeiras. Para isso será executado, ao fim do curso, um Plano de Defesa, que busca aprimorar as ações dos órgãos de segurança pública que, atuando de forma integrada e com uso de tecnologias e ações de inteligência, buscam a eficiência e eficácia da pronta resposta ao enfrentamento de ocorrências desta envergadura.

Durante as três semanas do simpósio, os integrantes dos órgãos de Segurança Pública participarão de discussões sobre bancos de dados, fontes abertas, análise de vínculos e outros assuntos ligados à análise do cenário criminal. Também acontecerão atividades com foco no uso de tecnologias, com instruções sobre o uso dos sistemas como Software GIS, Excel e Power BI, além das ações práticas, como o curso de Patrulhamento Rural e o exercício simulado do Plano de Defesa, em Arapiraca e Palmeira dos Índios.

07 03 2022 simpósio2

O evento de abertura contou com duas palestras. Uma ministrada pela Soldado PM-AL Larissa Artemis, que é graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Alagoas e atualmente é analista de Inteligência da Assessoria Integrada de Inteligência da SSP/AL. O tema foi a “Otimização na seleção de alvos numa interceptação telefônica”. A outra foi apresentada pelo Tenente Hélio Feitosa, que é da PM de Sergipe e coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público sergipano. Ele falou sobre a “Operação Flashback - Aspectos metodológicos e analíticos e principais ferramentas utilizadas”.

Outros palestrantes e instrutores também vão repassar seus conhecimentos durante o simpósio, como o Tenente-coronel Vinícius Souza, Comandante do Bope da PM do Matro Grosso do Sul; o Cabo da PM-MS Samir Rodrigues, que é analista de Inteligência Policial; e o Agente da Polícia Federal Ricardo Matias, autor do artigo “Do Novo Cangaço ao Domínio de Cidades”.

07 03 2022 simpósio3

Além do Subcomandante da PM-AL, também participaram da solenidade de abertura o Tenente-coronel Carlos Azevedo, que está respondendo pelo Comandando de Policiamento do Interior (CPI); Tenente-coronel Anaximandro Tenório, Comandante do 9º Batalhão da PM; Tenente-coronel Luciano Felizardo, Comandante do 3º BPM; Tenente-coronel Helson Neto, Chefe da 2ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG); Major Henrique Jatobá, Comandante do Bope; e o Major Raumário Jerônimo, Chefe da Assessoria de Inteligência da SSP-AL; além do Diretor de Polícia Judiciária da 3ª Região, Delegado Mário Jorge, e o Delegado Regional de Arapiraca Guilherme Iusten.

07 03 2022 simpósio4