Quinta, 10 Março 2022 12:02
REVITALIZAÇÃO

Após revitalização, BCS do Vergel do Lago é reinaugurada

Espaço recebeu melhorias na estrutura e entrega foi realizada durante solenidade

A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Vergel do Lago, pertencente ao 1º Batalhão de Policia Militar (BPM) acaba de receber melhorias estruturais para melhor servir aos policiais militares e à sociedade. A BCS do Vergel, localizada no bairro de mesmo nome, em Maceió, foi reinaugurada nesta quinta-feira (10).

As instalações receberam uma série de melhorias, nova pintura e está de cara nova. A ação foi possível graças a uma importante união de esforços que foi abraçada pela unidade operacional, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a 37ª Promotoria de Justiça (MP/AL) e comerciantes parceiros.

10 03 2022BASEVERGEL

A solenidade de reinauguração foi presidida pelo Subcomandante-geral, Coronel Thúlio Emery, acompanhado do Comandante do 1º BPM, Tenente-coronel Mário Xavier. A frente de honra foi composta ainda pelo Tenente-coronel José Daniel de Lima Neto, diretor do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC); pelo Major Iran Rêgo, gestor da Chefia de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pela Major Luciana Leite, chefe da 5ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG) e ainda a Promotora Sandra Malta Prata Lima, que representou a 37ª Promotoria de Justiça (MP/AL).

10 03 2022BASEVERGELb

“O Comando Geral da Corporação entende e reconhece o significado do policiamento comunitário e sua relevância na proximidade com a população. O trabalho desta base tem se destacado neste sentido. Aqui temos policiais qualificados, muitos deles já direcionados ainda na conclusão do Curso de Formação de Praças (CFP)”, enfatizou o Coronel Thúlio.

“Deixo aqui meu agradecimento não só como militar e como Subcomandante Geral, mas como cidadão que tem uma ligação pessoal com este bairro na infância e muito apreço por esta área. Agradecemos, de forma especial, a cada um dos militares que compõem o efetivo da Base pelo trabalho diferenciado. Entendemos que muitas são as dificuldades e os desafios, mas seguimos buscando o melhor e integrando parcerias – e aqui manifestamos nossos agradecimentos aos que caminham de mãos dadas conosco”, finalizou o oficial superior”.

10 03 2022BASEVERGELF

A fala do comandante do 1º BPM também foi de agradecimento aos militares e aos colaboradores e ao público presente. Materializado neste ato, mas é resultado de uma construção coletiva e que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e em diversas frentes. Trata-se de um trabalho de qualidade, que tem demonstrado resultados. Estas melhorias fornecem condições plenas de conforto aos militares no desempenho de suas funções e no atendimento ao cidadão”.

A solenidade foi marcada pela entrega de placas homenageando gestores, empresários e militares que somaram esforços para a concretização das melhorias, entre eles, o próprio Coronel Thúlio, representantes da iniciativa privadas e policiais que atuam na Base, como a Oficial de Ligação, Tenente Marília de Lima Santos e o Sargento Anderson Santos (gestor da BCS), entre outros.

BCS Vergel do Lago

Criada em 03 de agosto de 2011, a BSC do Vergel do Lago, é fruto da, então, política nacional desenvolvida pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) com o foco no Policiamento Comunitário. O método implantado pela Polícia Militar em Alagoas é pautado no Modelo Koban – policiamento comunitário desenvolvido nas províncias japonesas.

Na época da fundação da base, o bairro estava entre os cinco mais violentos da capital alagoana, conhecido como área e vulnerabilidade social e econômica. Ao longo dos anos, o policiamento comunitário traçou e efetivou estratégias de aproximação com a população e com instituições públicas e privadas com atuação na região.

Entre suas diversas atividades e projetos, atualmente, a BCS vem se destacando com o êxito do Projeto “Na Base do Sossego” – cujo objetivo é combater ocorrências de perturbação do sossego.

Equipes da Base com reforço de guarnições do Programa Força Tarefa desenvolvem as ações de caráter preventivo e de repressão qualificada aos indivíduos que cometem crimes previstos nas leis de contravenção penal e ambiental referentes à poluição sonora. O projeto está em funcionamento desde janeiro de 2021. A primeira fase foi voltada à prevenção, seguida da segunda fase, cuja repressão foi efetivada totalizando 67 aparelhos de som apreendidos.