Terça, 22 Março 2022 14:11
COMUNIDADE

Comandante Geral participa de reunião de Conselho de Integração Comunitária

Encontro com integrantes do CIC aconteceu na BCS do Conjunto Selma Bandeira

Reunião ocorreu na sede da Base Comunitária de Segurança, no Conjunto Selma Bandeira Reunião ocorreu na sede da Base Comunitária de Segurança, no Conjunto Selma Bandeira

Diálogo, proximidade e união de esforços em prol da comunidade formam o eixo da reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (22) na Base Comunitária de Segurança (BCS) do Conjunto Selma Bandeira, parte alta de Maceió. O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Wellington Bittencourt, participou do encontro com integrantes do Conselho de Integração Comunitária (CIC) e que contou com as presenças do Tenente-coronel Cícero Sercundino, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da promotora de Justiça Karlla Padrilha, do Ministério Público Estadual.

Participaram representantes das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e outros entes que integram o Conselho. Entre os presentes estavam também o subcomandante do 5º BPM, Capitão Porciúncula e os militares responsáveis pela gestão da base: o Tenente Bezerra, oficial de ligação e a Cabo Leidiane.

REUNIÃO CIC 1

A reunião objetivou debater e alinhar ações e demandas da comunidade com relação à atuação da PM, sobretudo no âmbito da prevenção. A presidente do CIC expôs as pautas e necessidades locais no âmbito da segurança pública.

O coronel Bittencourt enfatizou: “Como defensor da Polícia Comunitária e, sobretudo, como gestor manifesto e reitero meu compromisso profissional e pessoal com esta causa”, disse parabenizando o trabalho diferenciado desenvolvido pelas equipes de polícia comunitária tanto do Selma Bandeira quanto do Conjunto Carminha, ambas na área do 5º BPM.

REUNIÃO CIC 4

As solicitações expostas foram acolhidas pelo gestor, que disse: “Com extrema responsabilidade e cautela diante dos desafios que se impõem, estamos aqui para estreitar laços e abraçar iniciativas que integrem entidades para beneficiar e fortalecer a cidadania, e isso contempla das crianças aos mais idosos. Tenham na Polícia Militar o suporte e as portas abertas. Com cada instituição fazendo sua parte nos tornamos ainda mais fortes. Tenham certeza que nossa Corporação está presente para combater a criminalidade, sim, mas nosso papel de aproximar e prevenir é imprescindível”, finalizou o Coronel.

CIC

Os Conselhos Comunitários de Segurança são instrumentos que buscam aproximar as Forças de Segurança e as comunidades a fim de discutir, analisar e propor soluções para os problemas locais que repercutem diretamente na Segurança Pública. Eles são compostos por representantes da esfera governamental (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ronda no Bairro, Guarda Municipal, Secretaria de Prevenção à Violência – SEPREV, entre outros) e uma diretoria formada por moradores do bairro eleita pela sua comunidade.