Terça, 19 Abril 2022 13:44
19 DE ABRIL

PM-AL participa de solenidade alusiva ao Dia do Exército Brasileiro no 59° BI Mtz

Coronel Bittencourt foi um dos agraciados com a medalha concedida na passagem dos 374 anos do EB

Cerimônia militar aconteceu no quartel do Exército em Maceió. Cerimônia militar aconteceu no quartel do Exército em Maceió. Fotos: Comunicação Social 59º BI Mtz

Na data de 19 de abril é comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Em Alagoas, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) promoveu uma solenidade militar nas dependências do quartel, no Farol, em Maceió. O ato que celebra os 374 anos da instituição foi marcado por uma cerimônia militar com outorga de medalhas, leitura da Ordem do Dia e desfile da tropa.

EB 40

A "Medalha Exército Brasileiro" foi entregue a militares que compõem o batalhão e ao seu comandante Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim; ao Coronel Wellington Bittencourt, Comandante Geral da PM-AL; ao Delegado-Geral da Polícia Civil, delegado Carlos Reis e à senhora Marcilene Santos, esposa de um sargento do EB, representando a família militar. A honraria destina-se a distinguir distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, que tenham praticado ação notável ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército.

EB 32

Após cumprir os ritos militares e finalizada a cerimônia, o comandante do 59º BI Mtz se dirigiu aos convidados: "Deixo aqui a nossa gratidão pelo que as instituições aqui representadas significam para o Batalhão. É uma honra entregar estas medalhas aos senhores e à senhora. Não teríamos condição de cumprir nossa missão sem este apoio. Aos  nossos agraciados, o nosso muito obrigado", destacou o Tenente Coronel Paim.

EB 21
"Como força auxiliar que somos, a Polícia Militar de Alagoas parabeniza e enaltece nosso Exército Brasileiro. Quero agradecer ao EB e ao Comandante Paim pelo respeito, pela deferência e pela medalha que estendo e dedico à minha família e aos mais de 7 mil homens e mulheres de nossa Corporação. Dirijo-me ao Tenente Coronel Paim e, de maneira pessoal, posso destacar o amor fraterno e gratidão que a missão institucional nos permite construir", disse o Coronel Wellington Bittencourt.

Veterano

Encerrada a cerimônia militar, os convidados participaram de um segundo momento. Foi realizada ainda uma homenagem a um militar veterano do EB. Trata-se do senhor Oliveiros José Maranhão de Araújo, pai do Coronel Wellington Bittencourt.

IMG 20220419 120233 112

Senhor Oliveiros serviu como praça do 59°BI Mtz, no ano de 1964,  na 2ª Companhia do Batalhão que, à época, era denominado 20° Batalhão. O veterano foi agraciado com a Medalha Hermes da Fonseca e recebeu ainda um diploma contendo seus assentamentos e alterações referentes ao tempo de serviço e uma camisa do Batalhão "Caçador".

"Minha inspiração militar deu-se pela forma de ouvir meu pai falar, com tanto amor, de servir ao Exército. Mesmo seguindo outros caminhos, meu pai sempre falou com admiração sobre vestir a farda, sobretudo em um ano tão emblemático na história brasileira e das Forças Armadas. Quero aqui agradecer ao comandante Paim e, claro, ao meu pai e, principalmente, ao Deus Todo-Poderoso por nos permitir viver um momento como este", disse emocionado o Coronel Bittencourt.