Segunda, 16 Maio 2022 12:40
APERFEIÇOAMENTO

PM-AL promove aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Solenidade aconteceu na APMSAM e marca o início do ciclo de aprendizagem para 55 capitães

Solenidade aconteceu no auditório da APMSAM Solenidade aconteceu no auditório da APMSAM

A Polícia Militar de Alagoas, por meio da sua Diretoria de Ensino, promoveu na manhã desta segunda-feira (16) a aula inaugural de mais uma edição do seu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. O evento recepcionou os  55 capitães, sendo 47 policiais militares e 8 bombeiros militares, que se dedicarão ao longo dos próximos meses a uma nova fase de aprimoramento profissional.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13

A solenidade contou com a presença do Coronel Wellington Bittencourt, do Coronel Thúlio Emery, além dos Coronéis Marcos Sampaio, Wilson Silva, Neyvaldo Amorim, Maciel Pantaleão e Marlon Araújo. A cerimônia ainda teve a presença de representantes das Forças Armadas e outras autoridades civis e militares.

O evento teve início com um momento de fé e reflexão feito pelo Major Epitácio Palmeira, capelão católico, e do Capitão Irland Pimentel, capelão evangélico, sendo o último também aluno da nova turma.

Falas institucionais

Durante seu discurso, o Coronel Wellington Bittencourt destacou a importância desta etapa na qualificação profissional dos novos alunos do CAO. Além disso, o oficial superior reforçou a importância do momento para a Corporação

“A etapa que se inicia hoje representa o início do processo de aperfeiçoamento que os senhores vivenciaram ao longo dos próximos meses. O curso representa um momento de preparação e busca de conhecimento, para preparar cada um de vocês nas missões de comandar e gerir os mais diversos setores de nossa Corporação.“

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 6

O Coronel Thúlio Emery lembrou que o CAO é um curso que condiciona os Oficiais Intermediários a ascenderem ao postos de Major, Tenente-coronel e Coronel, sendo vital para a harmonia da Corporação. O Oficial Superior ainda lembrou dos esforços feitos pelo Comando da Corporação para a viabilização do Curso.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 3

O Diretor de Ensino da PMAL, Coronel Marcos Sampaio externou o empenho daqueles que compõem a DE durante o processo de montagem e execução para tornar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais viável. Além disso, o Coronel agradeceu o empenho do Comando da PM no apoio dado à Diretoria de Ensino para organizar e promover a capacitação técnica dos militares.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 2

O Comandante da Academia de Polícia Senador Arnon de Melo, local de formação dos alunos do CAO, enfatizou a importância da disciplina e organização para que o curso tenha uma trajetória técnica. O Coronel também reforçou o papel da APMSAN na formação dos futuros gestores da corporação.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 1

O Comandante do Comando de Policiamento do Interior, Coronel Marlon Araújo destacou a importância da realização do CAO, lembrando que o Curso é a semente para a formação dos futuros comandantes da Briosa. O Oficial ainda lembrou da relevância da qualificação, que entregará à sociedade oficiais capacitados para desempenhar as missões que lhe forem dadas.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 4

A aula inaugural foi finalizada com uma palestra ministrada pelo Coronel da Reserva Adilson Bispo, que externou aos novos alunos um pouco do conhecimento adquirido ao longo de sua carreira. O palestranta recebeu, ao fim do evento, um certificado de agradecimento pelo momento de ensinamento.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 12.36.13 8

CAO

O Curso tem o objetivo de aperfeiçoar, qualificar e especializar os capitães, a partir de um enfoque multidisciplinar, para ocupação de cargos e o exercício de funções que exijam conhecimentos e práticas especiais em seus níveis de oficialato.