Notícia

POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar do Estado de Alagoas

Roberison Xavier

Texto de Ascom SSP/AL

Uma mulher alvo da operação Parabellum, foi presa na manhã desta sexta-feira (21), em Murici. Ela não havia sido encontrada durante a deflagração da ação, ocorrida no último dia 13, quando 12 pessoas foram presas.

A mulher de 21 anos estava na companhia de um homem de 22 anos, que também foi preso hoje, na Rua Gastão Tenório, região central de Murici. Ao avistarem a aproximação de uma viatura, a dupla tentou se desfazer de alguns materiais que carregavam jogando-os por cima de um muro. Outra viatura que passava pela rua paralela notou a movimentação e ao realizar a busca no terreno baldio, encontraram um revólver, uma bolsa com drogas e um celular.

A guarnição da Polícia Militar que estava mais próximo do casal procedeu uma busca pessoal e constatou que a mulher era um dos alvos da operação Parabellum que não tinha sido localizada no dia do cumprimento dos mandados.

Diante das informações, o casal foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Murici, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Os policiais também apreenderam 87 bombinhas de maconha, 50 gramas de maconha, 73 pedras de crack, um revólver calibre 38 com seis munições e um celular. Participaram da prisão as equipes RP-01 e RP-02 do CISP de Murici.

A operação Parabellum foi deflagrada no dia 13 deste mês e cumpriu 18 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em comércio de drogas na região central de Murici. Doze pessoas foram presas na ocasião.

Equipes da Polícia Militar registraram apreensões de armas em Maceió e Barra de Santo Antônio. Na madrugada desta sexta-feira (21), as guarnições Rotam 02 e Rotam 03, pertencentes ao Batalhão de Polícia Militar de Rotam, se dirigiram até a Travessa Santo Antônio, no bairro São Jorge, na parte alta da Capital, para averiguar uma denúncia de que um indivíduo estaria armado dentro de uma residência.

Ao chegar ao imóvel, os militares foram recebidos por um indivíduo de 29 anos, que após indagação afirmou que estava com um armamento na casa. Ele então autorizou a entrada dos policiais e indicou onde havia guardado o material. As equipes encontraram um revólver calibre 38 no basculante da cozinha. Ainda durante as buscas, as guarnições também apreenderam 119 gramas de maconha, uma balança de precisão e um celular.

Diante dos fatos, o infrator foi encaminhado à Central de Flagrantes I, no Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Judiciária, ele foi autuado pelos crimes de Posse ilegal de arma de fogo e Tráfico de entorpecentes.

Já no município de Barra de Santo Antônio, a guarnição Brisa Tática da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) apreendeu uma espingarda municiada na noite dessa quinta-feira (20). A equipe realizava patrulhamento pela AL-101 Norte quando avistou um indivíduo andando às margens da rodovia em atitude suspeita.

21 01 2021 3cpmi

Com a aproximação da viatura, o suspeito se desfez de uma sacola e empreendeu fuga adentrando nos canaviais. Ao pegar a sacola, foi verificado que dentro dela havia o armamento. Diante da situação, os militares se dirigiram até à Central I e perante a Polícia Civil foi lavrado o auto de Apresentação e Apreensão.

Furto

Militares do 2º Batalhão da PM prenderam um indivíduo de 39 anos após ele ter furtado produtos que eram comercializados por um supermercado no Centro de União dos Palmares, nessa quinta. A guarnição realizava patrulhamento pela região quando foi acionada pelo proprietário do estabelecimento informando que seguranças do local tinham flagrado a ação e detido o homem. Diante do ocorrido, o infrator foi levado à 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) e autuado. Uma motocicleta pertencente ao autor também foi apreendida.

21 01 2021 2bpm

Texto de Ascom SSP-AL

Comandantes de Batalhões sediados no interior de Alagoas, delegados de polícia, além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial estiveram reunidos, nessa quinta-feira (20), para discutir estratégias de segurança para os municípios do interior do estado. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios.

O CISP do município foi inaugurado em dezembro de 2021 e é uma estrutura do tipo II, que garante mais reforço a toda região Agreste. O encontro foi conduzido pelo Secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e tem como objetivo interiorizar as reuniões da mesa de situação que sempre ocorrem na sede da SSP, em Maceió.

Durante a reunião, comandantes, delegados, peritos e bombeiros militares discutiram estratégias que contribuam para melhorar as ações de policiamento, investigação e logística, bem como alinhar ações que visam reduzir ainda mais os casos de homicídios e de outros crimes em Alagoas.

O Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto destacou a importância do encontro nos municípios do interior, que estão ocorrendo semanalmente. Para o gestor, é fundamental realizar o planejamento das ações de combate ao crime de forma regionalizada.

“Estamos realizando as reuniões de mesa de situação também pelo interior do estado para estar mais perto dos batalhões, delegacias e grupamentos. Assim como em Maceió, reunimos os comandos gerais das corporações para alinhar o que for mais urgente e necessário naquele momento”, afirmou.

Participaram também da reunião o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Wellington Bittencourt; o Comandante do Policiamento do Interior (CPI), Coronel Marlon Araújo; o Gerente de polícia judiciária, Delegado Cícero Lima, representando a Polícia Civil; o Chefe do Instituto de Criminalística, Wellington Melo; Comandantes de batalhões do interior, Delegados de polícia, integrantes do Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros.

21 01 2021 ssp1

Equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) registraram três ocorrências no município de Arapiraca nessa terça-feira (18). Pela noite, a guarnição da Rocam prendeu um jovem de 19 anos após ele tentar cometer um assalto no bairro Caititus junto a outro indivíduo. A ação foi frustrada por uma das vítimas, que trabalha com segurança privada, tem autorização para portar arma e atingiu um dos meliantes, após troca de tiros.

Depois da fuga, a dupla de assaltantes se dirigiu até o Hospital de Emergência do Agreste, em busca de atendimento médico. O revólver calibre 22, com três munições deflagradas e uma intacta, e o aparelho telefônico roubado pelos criminosos foram encontrados em um terreno baldio em frente à unidade de saúde, com a ajuda do GPS do celular. Em seguida, um dos autores foi reconhecido pela vítima que tem 34 anos.

Após passar por procedimento cirúrgico, o infrator ficou internado sob custódia da Polícia Civil. O material apreendido e a vítima foram levados à 5ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de Tentativa de Latrocínio em desfavor do autor.

Ainda durante a noite, o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) apreendeu 300 gramas de maconha, uma balança de precisão e uma munição de calibre 380 no bairro Eldorado. O material, encontrado dentro de uma residência da Rua Adolfo Bispo, que estava aberta e a princípio foi violada, foi apresentado à Polícia Judiciária na 5ª DRP e ninguém foi preso.

19 01 20223bpm1

Já no final da tarde, a Radiopatrulha, prendeu dois jovens de 19 e 21 anos com 69 pedras de crack, 16 bombinhas de maconha e R$ 463,50, além de dois celulares, duas carteiras e uma Honda Pop 110, de cor preta. A dupla foi encontrada em atitude suspeita ao lado do Mercado Público, no Centro da cidade do Agreste. Diante dos flagrantes, os rapazes foram então encaminhados à 5ª DRP e autuados pelos crimes de Tráfico de entorpecentes e Associação para o tráfico. O veículo ficou recolhido na Central de Polícia de Arapiraca.

19 01 20223bpm2

 

BPGd

Já no município de Rio Largo, a Força Tática do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) apreendeu 40 gramas de maconha e oito pedrinha de cocaína nessa terça. Os militares se dirigiram até o conjunto Barnabé Oiticica, na Mata do Rolo, para averiguar uma denúncia feita através do número 181 sobre tráfico em uma residência abandonada e encontraram dois indivíduos em frente ao imóvel.

19 01 2022 bpgd

Parte do material foi encontrada dentro de uma sacola jogada por um dos jovens e o restante na casa. Diante dos fatos, a dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes I, em Maceió, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Civil, o rapaz que assumiu a propriedade do material ilícito foi autuado por Tráfico de entorpecentes, enquanto o outro indivíduo foi liberado pela autoridade policial.

Na manhã desta segunda-feira (17), guarnições do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) prenderam um homem de 35 anos após ele ter ameaçado um colega de trabalho com uma arma de fogo no município de Cajueiro.

Segundo informações repassadas pela vítima, após um desentendimento enquanto aguardavam o transporte para o trabalho, o infrator sacou o armamento e o ameaçou. Em seguida, o infrator seguiu destino para a Zona Rural de Satuba, onde prestariam serviço para uma usina de cana-de-açúcar.

Os militares então se dirigiram até o local indicado e encontraram o cidadão, que não estava com nada de ilícito. Após indagações sobre o fato denunciado, o indivíduo informou que a arma estava em sua mochila, fato constatado posteriormente. Na bolsa, além do revólver calibre 38, também foram apreendidas 12 munições e um celular. Diante dos fatos, o acusado foi então conduzido à delegacia de Murici para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

 

BPA

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam 160 animais silvestres e resgataram outros três durante ações de fiscalização e prevenção realizadas entre os dias 15 e 17 de janeiro, em diversas cidades do interior alagoano.

17 01 2021 bpa

Os animais apreendidos estavam sendo mantidos em cativeiro de forma ilegal, sem a autorização dos órgãos competentes. Tanto os apreendidos, quanto os resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cetas/Ibama), em Maceió.

17 01 2021 bpa1

Em ações distintas, equipes da Polícia Militar registraram apreensões de entorpecentes nesse domingo (16). Em Maceió, a Supervisão do 4º BPM encontrou 360 gramas de maconha dentro de um I JAC J3 Turin, de cor prata, no bairro de Fernão Velho. O veículo era conduzido por um indivíduo suspeito de cometer assaltos na região. O celular de uma das vítimas também foi encontrado no carro. A ocorrência foi apresentada na Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, onde foram tomadas as medidas necessárias.

Já no Alto de Paripueira, as guarnições Brisa Comando e Brisa Tática, pertencentes à 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) encontrou uma quantidade de maconha com um rapaz de 25 anos. Durante a entrevista policial, ele indicou uma área de mata onde havia enterrado mais droga, totalizando 200 gramas no total. Na ação, que contou com o apoio do Serviço de Inteligência, os militares também apreenderam uma balança de precisão e R$ 164,00. O infrator e o material também foram levados à Central I.

17 01 2021 3cpmi

Lei Seca

Guarnições pertencentes ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em conjunto com os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), realizaram mais uma ação da Operação Lei Seca nesse domingo (16), nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.

A ação contou com o apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Ao todo foram registradas sete situações de alcoolemia, sendo quatro recusas ao teste e três resultados positivos. No total, foram confeccionados 25 Autos de Infrações por diversas irregularidades de trânsito e recolhidas quatro carteiras nacionais de habilitação.

17 01 2021 leiseca

Durante ações distintas, guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam armas de fogo em municípios do Agreste Alagoano. Na madrugada desta segunda-feira (17), o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) se dirigiu até o bairro Nossa Senhora da Conceição, em Girau do Ponciano, para averiguar uma denúncia de disparo de arma de fogo em via pública e encontrou uma aglomeração de pessoas aparentando estar nervosas defronte a uma residência.

Após a abordagem, sendo nada de ilícito encontrado a princípio, os militares tiveram a autorização para realizar a busca domiciliar. Na varredura, as equipes encontraram um revólver calibre 38 com seis munições intactas dentro do guarda-roupas em um dos cômodos, que segundo a proprietária da casa era de um amigo dela. Com isso, a mulher de 34 anos foi então encaminhada à Central de Polícia, em Arapiraca, onde foi autuada por Posse irregular de arma de fogo.

Ainda em Girau do Ponciano, o 3º BPM também apreendeu outro revólver de calibre 38 com duas munições. O Armamento foi encontrado junto a dois jovens de 18 e 25 anos de idade. A dupla tinha sido alvo de uma denúncia de disparo em via pública e quando avistou as guarnições empreenderam fuga numa motocicleta e depois adentraram em um imóvel localizado no conjunto Valentim. Os infratores foram então levados junto à Polícia Judiciária para a realização dos procedimentos cabíveis.

17 01 2021 3bpm1

Já em Arapiraca, também no domingo, a guarnição do Canil do 3º BPM prendeu um rapaz de 26 anos, que foi acusado de ter invadido uma residência no Sítio Ingazeira e efetuado disparos de arma de fogo contra uma pessoa. O infrator foi encontrado no Sítio Brejinho e perto dele os militares encontraram um revólver calibre 32 com seis munições deflagradas.

17 01 2021 3bpm3

Na entrevista policial, ele afirmou que havia jogado o armamento por causa da aproximação das viaturas e da aeronave Falcão 04, que também prestou apoio na ação policial. A prisão também contou com a participação da equipe do Cisp de São Sebastião. Na delegacia, o jovem foi autuado pelo crime de Tentativa de homicídio.

Veículos

Militares do 3º BPM recuperaram dois veículos roubados nesse domingo, em Arapiraca. No final da tarde, a equipe da Radiopatrulha encontrou uma Honda CG Fan 150, de cor vermelha, abandonada na Rua Francisca Gomes de Farias, no bairro Itapuã, após denúncias. Depois de consultá-la, foi verificado que a moto apresentou queixa de roubo ou furto.

17 01 2021 3bpm4

Um pouco mais cedo, o Pelopes apreendeu uma Honda CG 125 Fan Ks, de cor preta e com queixa de roubo, sendo pilotada por um jovem de 25 anos no bairro Jardim Esperança. O rapaz foi encontrado na Rua Isabel de Oliveira Lima em atitude suspeita. Após a abordagem e constatação dos fatos, o infrator foi levado à Central de Polícia, onde foi autuado pelo crime de Receptação. As motos das duas ocorrências também foram levadas junto à Polícia Judiciária.

17 01 2021 3bpm6

Após receberem informações do Serviço de Inteligência, militares do Batalhão de Polícia Militar de Rotam apreenderam mais de 17 quilos de entorpecentes no bairro do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, nessa quarta-feira (12).

O informe dava conta que um indivíduo estaria traficando drogas em uma área de mata localizada no conjunto Selma Bandeira. Ao chegar ao local indicado, a guarnição observou que o terreno estava mexido, bastante alterado. Após escavarem, os militares encontraram o material ilícito, totalizando 14.600 gramas de crack, 1.600 gramas de maconha e 1.000 gramas de cocaína, além de quatro balanças digitais.

Como não havia ninguém no ambiente, o material foi levado à Central de Flagrantes I para a confecção do auto de Apreensão e Apresentação junto à Polícia Judiciária.

Outras apreensões

Na Capital, o Batalhão de Rotam também apreendeu 40 gramas de maconha com um reeducando do Sistema Prisional no conjunto Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, nessa quarta. O infrator de 19 anos, que estava junto a outros indivíduos que conseguiram fugir, usa tornozeleira eletrônica e encontrava-se fora da área permitida. Ele foi conduzido à Central I e autuado por Tráfico de drogas.

13 01 2021 rotam1 

Já em Penedo, o 11º BPM apreendeu um revólver de calibre 38 com cinco munições, sendo três deflagradas com o suspeito de ter cometido o homicídio do jovem Bruno Henrique Lemos, de 25 anos, no último dia 09 de janeiro. Ele foi encontrado, nessa quarta, escondido no Povoado Carapina, na Zona Rural da cidade, após denúncia anônima.

13 01 2021 11bpm

Com a chegada das viaturas, o infrator tentou empreender fuga efetuando disparos contra as guarnições, que precisaram responder a injusta agressão sofrida. Ele ficou ferido, foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu e veio a óbito. Outra pessoa que estava com o criminoso conseguiu fugir. A arma foi apresentada na 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).

O programa Patrulha Maria da Penha, executado por militares da Polícia Militar de Alagoas, encerrou o ano de 2021 com uma forte atuação, atendendo a quase 1500 mulheres vítimas de violência doméstica.

A Patrulha Maria da Penha é um projeto elaborado em conjunto pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio das Secretarias Estaduais da Mulher e dos Direitos Humanos e da Segurança Pública (SSP), pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública de Alagoas, nascendo no dia 02 de abril de 2018.

Em 2021, foram encaminhadas para a Patrulha Maria da Penha, 724 novas assistidas para terem suas medidas protetivas de urgência fiscalizadas, sendo 478 assistidas em Maceió e 246 em Arapiraca. Registrando, assim, o aumento de 36,86%, em comparação a 2020, no número de agressores afastados de suas vítimas em Alagoas.

No mesmo período, foram registradas 96 prisões por descumprimento da decisão judicial ou em flagrante delito por violência física (Lesão corporal dolosa) ou Ameaça (62 em Maceió e 34 em Arapiraca). Aumento de 152,6%% em relação a 2020 e de 1.100% em comparação a 2019, período anterior ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nesses quase quatro anos de atuação, 1.490 mulheres estão ou já estiveram sob a proteção da Patrulha Maria da Penha (PMP) em Alagoas, sendo 1.069 assistidas em Maceió e 421 em Arapiraca.

“Os policiais militares da PMP realizam visitas periódicas na residência das assistidas, a fim de fiscalizar e garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência que foram deferidas e encaminhadas pelo Poder Judiciário”, explica a Major Danielli Assunção, que comanda a Patrulha em Maceió.

“Em 2021, foram realizadas mais de 18 mil visitas fiscalizatórias, o que acarretou em 96 prisões e que, consequentemente, garantiu o dado que mais nos motiva diariamente: manter em zero o número de feminicídios e reincidência de violência doméstica. Além disso, a forte atuação em prevenção resultou em 63 palestras e capacitações em todo o Estado”, contabiliza a oficiala.

13 01 2021 pmp1

Nessa quarta-feira (12), a guarnição da Supervisão do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu uma pistola de calibre 380 com 16 munições no bairro Jardim Petrópolis II, na parte alta de Maceió. O armamento, que teve a numeração suprimida, estava com um jovem de 23 anos, que foi encontrado em atitude suspeita junto a uma mulher durante o patrulhamento pelas proximidades da quadra de esportes do conjunto Boa Vista.

Na entrevista policial, o rapaz informou aos militares que tinha guardado droga em sua residência, localizada na região, e indicou o local, autorizando assim a entrada para a busca domiciliar. Durante a varredura, a equipe encontrou 30 gramas de maconha. Como o indivíduo não possuía documentação da pistola, ele foi encaminhado à Central de Flagrantes I, no Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis. Junto à Polícia Civil, o infrator foi autuado pelo crime de Porte ilegal de arma de fogo e por ser consumidor de entorpecente. A ação contou ainda com o apoio das guarnições Solo 03 e FT15.

Celular recuperado

Também nessa quarta, as guarnições da Supervisão e FT01, ambas do 1º BPM, conseguiram recuperar um aparelho telefônico roubado na noite anterior. A vítima foi até a sede da unidade, localizada no Vergel do Lago, e informou sobre o caso. Com a ajuda do sistema de rastreamento, os militares se deslocaram até a região do Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, e acharam o celular abandonado em via pública.

“Mediante os documentos apresentados pela proprietária, o telefone foi entregue para ela. A mulher ficou muito agradecida, tendo em vista que havia comprado o celular há 15 dias e teve o seu bem recuperado”, afirmou o Aspirante a oficial Rubens de Melo.

13 01 2021 1bpm

Página 1 de 114